sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Caldense está no grupo H da Copa do Brasil. Sorteio será hoje com TV

Poços de Caldas, MG - O futebol profissional de Poços de Caldas teve uma grande surpresa na tarde de ontem. A CBF, Confederação Brasileira de Futebol, divulgou os clubes que disputam a edição de 2014 da Copa do Brasil, competição que dá uma vaga para a Taça Libertadores da América ao campeão. A Caldense, que se prepara para o Campeonato Mineiro, está no grupo H da competição nacional e enfrentará uma das equipes do grupo D, que terá os seguintes times: Joinville, Santa Cruz, Brasiliense, CRB, Duque de Caxias, Sampaio Corrêa, Treze, Nacional-AM, Cuiabá e Tupi de Juiz de Fora.
A reportagem conversou com o gerente de futebol, Alex Joaquim, e com o presidente do clube, Láercio Martins, e ambos se mostraram surpresos com a inclusão da Veterana na competição. Segundo os dirigentes, o clube não recebeu nenhum comunicado oficial da Federação Mineira da Futebol sobre a notícia e por isto não se pronunciaram oficialmente. Para Laércio, se for realmente confirmada a participação do time de Poços de Caldas na competição, aceitará entrar na disputa. “Nosso time está montado e pronto para o Campeonato Mineiro. Se tivermos que disputar a Copa do Brasil vamos entrar em campo e tentar representar muito bem nossa torcida”, disse Martins. Alex Joaquim também afirmou que o time está pronto e apenas espera a confirmação oficial da FMF. Segundo ele, até a tarde de ontem nenhum comunicado havia chegado ao clube.
O sorteio acontece hoje na sede da CBF e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV a partir das 10h.

Histórico
A Caldense já disputou a Copa do Brasil nos anos de 2003 e 2005. Na primeira participação a equipe de Poços de Caldas eliminou o Juventude de Caxias do Sul na primeira fase. No primeiro jogo a Veterana venceu em Poços de Caldas por 2x1 e perdeu em Caxias pelo mesmo placar, levando a disputa para as penalidades máximas, quando venceu e passou para a fase seguinte. O próximo adversário foi o Atlético Mineiro. Em Poços de Caldas a Veterana perdeu por 1x0 e em BH foi goleada por 4x0.  Em 2005 o time de Poços também caiu na primeira fase jogando diante do carioca Friburguense. Na primeira partida, no Rio de Janeiro a Friburguense levou a melhor e venceu por 4x1. Precisando devolver a goleada, a Caldense venceu em Poços de Caldas por 2x1, placar que não foi suficiente para a classificação.

A competição
Oitenta clubes vão disputar a fase inicial da Copa do Brasil, incluindo gigantes do futebol brasileiro como Corinthians, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Os seis clubes que vão representar o país na Taça Libertadores deste ano (Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio) vão entrar na Copa do Brasil já na quarta fase, a ser disputada no segundo semestre.
Pelas regras estipuladas para o sorteio pela CBF, as equipes foram divididas em oito grupos de dez (de A a H), montados conforme o ranking da entidade. Os dez primeiros colocados da lista ficam na chave A e vão enfrentar uma equipe do grupo E.
Estão no grupo inicial Corinthians, Vasco, Fluminense, Internacional, São Paulo, Santos, Palmeiras, Coritiba, Goiás e Vitória. E o adversário de cada um sairá da chave formada por Horizonte-CE, Remo, Mixto, CSA, Botafogo-PB, J. Malucelli, Cene, Vilhena-RO, Bahia de Feira e Resende.
Os demais cruzamentos serão formados entre as chaves B x F, C x G e D x H.
Na fase inicial, os 40 times melhores colocados no ranking da CBF disputam o segundo jogo em casa. E têm a possibilidade de se classificarem diretamente em caso de vitória na primeira partida por dois gols de diferença.
Em comunicado, a CBF confirma que a tabela da competição, com datas e horários, será divulgada na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: