sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Caldense estreia na Copa do Brasil diante do Duque de Caxias

Poços de Caldas,MG - O Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, será o adversário da Caldense na Copa do Brasil. O jogo deve acontecer dia 12 de março em Poços de Caldas. Se o time carioca vencer por diferença de dois gols elimina o jogo da volta. A Caldense, por sua vez, tem pela frente um adversário do mesmo porte e as chances de classificação são iguais. Ontem pela manhã, o clima no CT Ninho dos Periquitos era de bastante euforia. A vaga na Copa do Brasil, competição que leva o campeão para a Taça Libertadores da América, foi inesperada. “Estamos ainda muito surpresos com a vaga e agora vamos jogar e buscar a classificação. Vamos enfrentar um grande time que é o Duque de Caxias, mas temos chances de passar para a segunda fase”, disse Franco Martins, vice-presidente da Caldense.
Caso passe pelo Duque de Caxias-RJ, a Caldense enfrenta o vencedor de Coritiba-PR x Cene-MS na segunda fase da competição. Na terceira fase, a última antes da entrada dos times envolvidos na Copa Libertadores, a Veterana pode ter como adversários o Paysandu-PA, Brasília-DF, Sport-PE e Maranhão-MA.
“Foi realmente uma das melhores surpresas dos últimos anos. Disputar uma competição nacional é algo que a Caldense estava precisando e não vinha tendo esta oportunidade. Temos um time pronto, Léo Condé está trabalhando para o Campeonato Mineiro e acredito que o elenco é bastante qualificado para a disputa da Copa do Brasil”, disse o gerente de futebol Alex Joaquim. Ele comenta que o clube não fará contratações para a nova disputa. “Temos um bom grupo e confio plenamente neste time. São jogadores capacitados e vão dar o melhor de si para representar bem a Caldense”, disse Joaquim
Outro empolgado com a participação na Copa do Brasil é o treinador Léo Condé. Ontem, no mesmo horário do sorteio dos grupos da competição, ele comandava um treino no CT Ninhos dos Periquitos. Após a atividade, Condé falou com o Mantiqueira. “Foi uma surpresa muito boa que me deixa muito feliz. É uma competição que a Caldense não disputa desde 2005 e será mais uma motivação para o elenco”, disse. O treinador, no entanto, acredita que a preparação precisa ser bem feita para não atrapalhar o trabalho que está sendo feito visando ao Campeonato Mineiro. “Precisamos tomar cuidado para saber dividir as coisas e não deixar atrapalhar a preparação para o Campeonato Mineiro. Como a Copa do Brasil vai começar já na reta final do Estadual acredito que dá para administrar as duas competições sem problemas. A Copa do Brasil é uma competição difícil, porém, a gente vê sempre equipes menores chegando nas fases finais e quem sabe não chegou o momento da Caldense. Temos time para isto e podemos surpreender sim, por que não?”, disse Condé.
O treinador comemorou o fato de jogar diante de um clube do mesmo porte da Caldense. O time escapou de enfrentar gigantes do futebol brasileiro, como São Paulo, Corinthians, Santos, Internacional, entre outros. “Não estou dizendo que somos melhores que o Duque de Caxias, muito pelo contrário. Trata-se de uma ótima equipe e que vai dificultar muito as coisas para a Caldense. É um time que deve ter um investimento parecido com o nosso e, além do mais, é um adversário que eu conheço bem por ter trabalhado durante dois anos no futebol carioca. Vamos buscar novas informações e acredito que o duelo está aberto. As chances são iguais e vence quem errar menos. Será difícil, mas não impossível”, continuou o treinador da Caldense.
O treinador salientou que nada muda na preparação que vem sendo feita para o Campeonato Mineiro. Ele destaca apenas o fator motivação que aumenta com o novo desafio que surgiu para o grupo. “Esta motivação vai ajudar bastante no trabalho do dia a dia. Não vamos mudar nada no trabalho que está sendo feito pois acredito que estamos num bom patamar e nada deve ser mudado agora”, disse Condé. “Além do mais temos bons jogadores, um elenco qualificado e com isto dá muito bem para a gente trabalhar nas duas frentes”, finalizou o treinador.
A repercussão entre os jogadores também foi bastante positiva. “Esta vaga na Copa do Brasil nos pegou de surpresa e é mais um passo importante que vamos dar. Estou muito feliz em poder participar de uma competição muito forte e vamos manter o foco no trabalho. Temos primeiro um Campeonato Mineiro pela frente. Vamos buscar um bom começo e a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D e só depois vamos nos centrar na Copa do Brasil”, disse o volante Mineiro. “Temos um grupo fechado, com pensamento positivo e se Deus quiser vamos conseguir os objetivos que o clube passou para a gente”, finalizou o jogador.

O sorteio 
O sorteio  aconteceu em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nesta etapa da competição, 80 clubes foram divididos em dez grupos de oito. O torneio conta com a participação de sete clubes mineiros: Caldense, Tupi, Villa Nova, Tombense, América, Atlético e Cruzeiro. Os dois últimos entram já nas oitavas-de-final, por disputarem a Libertadores no primeiro semestre.
 A Caldense enfrenta o Duque de Caxias-RJ, em Poços de Caldas. O América estreia contra Santos-AP, fora de casa. O Tombense recebe o Treze-PB e o Tupi vai até a Bahia jogar contra o Juazeiro do Norte. Em Nova Lima, o Villa recebe o Bahia. A Copa do Brasil terá início dia 12 de março e previsão de término em 26 de novembro. Nesta fase, uma vitória por dois gols de diferença do visitante elimina o jogo de volta. Botafogo, Grêmio, Atlético-PR e Flamengo serão os outros clubes que entrarão nas oitavas de final do torneio, além de Cruzeiro e Atlético.

 Histórico
A Caldense já disputou a Copa do Brasil nos anos de 2003 e 2005. Na primeira participação a equipe de Poços de Caldas eliminou o Juventude de Caxias do Sul na primeira fase. No primeiro jogo a Caldense venceu em Poços de Caldas por 2x1, porém, perdeu em Caxias pelo mesmo placar, levando a disputa para as penalidade máximas, quando venceu e eliminou o adversário. Na segunda fase jogou contra o Atlético Mineiro. Em Poços de Caldas a Veterana perdeu por 1x0 e em BH foi goleada por 4x0. Em 2005 o time de Poços caiu logo na primeira fase jogando diante do carioca Friburguense. Na primeira partida, no Rio de Janeiro, a Friburguense levou a melhor e venceu por 4x1. Precisando devolver a goleada, a Caldense venceu em Poços de Caldas por 2x1, placar que não foi suficiente para a classificação.

Nenhum comentário: