quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PM e Bombeiros vão ao Ronaldão e traçam estratégias de segurança

Poços de Caldas, MG - A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram, na tarde de ontem, no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira onde traçaram estratégias de segurança para a partida entre Caldense e Cruzeiro, no próximo sábado. Mais de 100 policiais estarão no estádio cuidando para que tudo aconteça sem qualquer tipo de problema. O Ronaldão passou recentemente por diversas adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. No local foi gasto mais de 200 mil reais na recuperação e adequação. Entre as melhorias estão a ampliação das escadas, numeração da arquibancada e a instalação de um gerador de energia elétrica.
Mário Ramos, gerente geral da Associação Atlética Caldense, também esteve no estádio e não aprovou algumas modificações. A principal crítica ficou por conta do número de catracas que darão acesso do torcedor ao estádio. Anteriormente cada arquibancada contava com quatro catracas e este número caiu pela metade. “Vejo aqui um grande problema que infelizmente trará muita dor de cabeça. Será uma partida que receberá um grande número de pessoas e o acesso será limitadíssimo. Peço encarecidamente ao torcedor que não venha de última hora. Quanto mais cedo ele chegar, menos possibilidade de tumulto vamos ter”, disse Mário. Ele ainda criticou a falta de entrada especial para deficientes físicos. “Em vinte e poucos anos sempre fiz eventos que nunca deram problemas, porém,  agora estou muito preocupado. Como vamos colocar deficientes físicos dentro do estádio? Não sei. Temos cada portaria com uma catraca para a entrada de 7.600 pessoas, que ainda terão que passar por revista policial. Imagine o tumulto que vai criar”, disse Mário Ramos. Os portões do estádio serão abertos às 16h. A partida está marcada para às 19h30. “Quem chegar em cima da hora certamente vai encarar uma grande fila de espera”, continuou Ramos. O presidente da Caldense, Laércio Martins também lamentou o fato. “Realmente é preocupante e espero que nada de anormal aconteça e que tenhamos um belo espetáculo. Mas fica claro que a Caldense está bastante temerosa”, disse Martins. Outro fator que também foi bastante criticado pela Caldense foi o desembarque dos atletas. Os ônibus não podem mais entrar no estádio e com isto os atletas terão que desembarcar do lado de fora. “Lamentável esta situação. Tomara que nenhum problema aconteça”, disse Mário Ramos. A Polícia Militar disse que fará a segurança dos atletas no momento do desembarque.
A reportagem conversou com o Tenente Douglas do Corpo de Bombeiros, que comentou sobre as adequações do estádio. “Hoje o estádio municipal de Poços de Caldas se encontra totalmente adequado às normas do Corpo de Bombeiros em questão de segurança. Estamos tranquilos mesmo sabendo que não existe possibilidade de zerar qualquer risco, mas com certeza foi minimizado ao máximo as chances de algo dar errado. Lembro que tudo foi feito em cumprimento da legislação do Corpo de Bombeiros e com certeza este local hoje é bastante seguro para qualquer evento, tanto de futebol, como é o caso deste sábado, mas também para outros eventos que venham a ser realizados aqui”, disse o Tenente Douglas.  Sobre a preocupação da Caldense em relação as catracas, o Tenente não vê problemas. “A entrada é o momento mais tranquilo de um evento e o Corpo de Bombeiros se preocupa mais na hora da saída, em caso de uma emergência, um pânico. Nossa prioridade é o aumento de portões  de saídas de emergência. Houve realmente redução nas estradas, porém não é visto um problema mais sério neste sentido. Pedimos para o público chegar mais cedo para que ele não tenha dificuldade alguma para entrar no estádio. Chegue bem, tranquilo, que terá pela frente um grande espetáculo”, disse o Tenente Douglas.

Mudanças
As modificações foram realizadas em todo o Estádio. As arquibancadas foram pintadas e numeradas, as escadas de acesso foram ampliadas de 80 para 120 centímetros. Além disso, foram colocados corrimões em todas elas, o alambrado de divisão de torcida foi ampliado, foram colocados seis portões de acesso ao campo e todas as saídas foram sinalizadas e equipadas com barra anti-pânico. O estádio também ganhou um gerador de energia elétrica foi instalado.
O Major Frederico, da Polícia Militar, conversou com o Mantiqueira sobre como será o trabalho da PM no estádio. “A preocupação é fazer um trabalho integral e garantir que tenhamos um evento sem qualquer tipo de problema”, disse o Major. A PM terá uma sala de monitoramento no estádio “O estádio não possui câmeras, mas a PM fará um monitoramento com seus próprios policiais e assim fazer melhores avaliações e levar mais segurança para todos”, finalizou o Major.
Sobre o trabalho no estádio, o secretário de esportes disse que fez tudo seguindo solicitações do Corpo de Bombeiros. “Estamos trabalhando para deixar tudo pronto para este grande jogo e fizemos todas as exigências necessárias que foi solicitado. O torcedor que for ao estádio terá a oportunidade de encontrar várias modificações para melhor para todos”, disse  Mareca.

Nenhum comentário: