sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Poços-caldense faz sucesso na Europa e coleciona títulos

Poços de Caldas, MG - Em 2005 o poços-caldense Ricardo de Souza resolveu deixar o Brasil e se aventurar em continente europeu. O lutador de jiu-jitsu já havia conseguido prêmios de destaque esportivo em Poços de Caldas duas vezes. Aluno do mestre Paulão Rezende, o atleta conseguiu o sucesso esperado e hoje é um dos mestres mais respeitados da Europa. Recemente Ricardo ficou em terceiro lugar no Campeonato Europeu, disputado em Portugal. “Estava muito bem na luta, tinha grande vantagem, porém, faltando apenas 20 segundos acabei dando uma bobeira e fui derrotado por apenas um ponto”, disse Ricardo, que já havia conquistado o título europeu em 2005. “Nunca se pode substimar um adversário, qualquer erro pode levar a derrota”, disse o lutador. Ricardo agora se prepara para o campeonato de Munique, na Alemanha, que acontece em março.

Sucesso
Radicado na Espanha, Ricardo possui vários alunos. O jui-jitsu brasileiro é o melhor do mundo e o atleta aproveita seu vitorioso currículo para levar sua doutrina aos jovens europeus. “Fui o primeiro da escola brasileira e do Mestre Paulão Rezende a dar aulas na Europa. Aqui o respeito que temos é muito grande e isto acaba fazendo muita diferença”, disse. Ricardo também ministra aulas de jiu-jitsu nas Ilhas Canárias.

Currículo
Confira um pouco da carreita do poços-caldense.  Duas vezes destaque esportivo em Poços de Caldas, Campeão três vezes da Copa do Mundo de Wuschu, em Córdoba, na Espanha, Campeão Mineiro  de Kusku, em Campestre, quarto colocado na Copa do Mundo de Wushu, em São Francisco, primeiro colocado no Campeonato Internacional Li Wing Gkay de Jung Fu, tri-campeão da Copa Bie Hoo Campinas Kuosko, campeão europeu de jiu-jitsu em 2005, sub-campeão graping, em Vilalba/Madrid, campeão três vezes do Circuito paulista de jiu-jitsiu em 2002, sub-campeão de jiu-jitsu em Nagas em Paris.

Nenhum comentário: