quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Profissional de Poços de Caldas realiza curso de treinador de futebol na UFMG

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O professor da escolinha de futebol da Sociedade Esportiva Curimbaba Yoorin, Antônio de Moura, conhecido como Moura, acaba de concluir um importante curso de treinador, realizado na Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. O curso aconteceu no final de 2013 e o profissional passa a ser um dos mais capacitados da cidade para trabalhar com futebol. Participaram vários ex-jogadores importantes do futebol brasileiro, como Ricardinho, ex-Cruzeiro, Ramon, ex-Atlético Mineiro, Neguetti, Claudio Caçapa, Rômulo, entre outros. No último dia de atividades o técnico Marcelo Oliveira fez uma palestra aos participantes. “Era um curso que eu precisava fazer e agora tive esta oportunidade. Aprendi vários conhecimentos importantes que irão me ajudar no meu trabalho, que visa à formação do atleta. Será um diferencial que vai ajudar muito os alunos da escolinha da Yoorin”, disse Moura.
Além de Moura, a comissão técnica da Yoorin  é formada por Pelezinho, Gustavo e Loló. “Tudo que aprendi neste curso vou passar para meus companheiros e logo colocaremos em prática nos treinamentos as metodologias que foram ensinadas”, disse. Para realizar o curso em Belo Horizonte, Moura teve total apoio da empresa Mineração Curimbaba/Yoorin. A escolinha tem tradição de revelar talentos e atualmente possui meninos em testes no Palmeiras, Red Bull, São Paulo, entre outros. “Em termos de conhecimento foi muito proveitoso. Voltei a ter o hábito de estudar e no futebol de hoje o estudo fundamental. Tudo evolui muito rápido e se o profissional não se atualizar acaba ficando para trás”, conta Moura.
Como é o curso
A profissão de treinador de futebol, regulamentada pela Lei 8.650/93, determina que o profissional possua competência para treinar e orientar atletas de futebol profissional ou amador, ministrando-lhes as técnicas e regras, com o objetivo de assegurar-lhes conhecimentos necessários para a prática desse esporte em situação de treinos e jogos amistosos e de competições.

Copa Internacional
A escolinha de futebol da Yoorin começa sua participação na Copa Internacional de São João da Boa Vista na próxima sexta-feira. A equipe de Poços de Caldas estará presente nas categorias sub-13, sub-15 e sub17, levando cerca de 200 alunos para a competição. “Ano passado fomos muito bem e paramos nas semifinais. Neste ano vamos buscar uma posição ainda melhor e tentar trazer pelo menos um título para Poços de Caldas e para a Mineração Curimbaba”, finalizou Moura.

Nenhum comentário: