sábado, 4 de janeiro de 2014

Secretário fala da temporada esportiva em Poços de Caldas

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas,  MG - A Secretaria Municipal de Esportes se prepara para o início da temporada. A primeira competição oficial do ano será a Prova Ciclística da Comarca, que acontece dia 19. No final do mês será realizada a Volta ao Cristo, prova do atletismo de Poços de Caldas que vem ganhando destaque como uma das principais no cenário nacional. O Mantiqueira entrevistou o secretário de esportes, Albert Mareca, que comentou sobre o ano esportivo e algumas novidades que serão integradas ao calendário.

Mantiqueira - Como está sendo traçado o calendário para o ano de 2014?
Albert Mareca - Teremos um ano bastante promissor. Nossa temporada começa dia 19 com a 55ª Prova Ciclística da Comarca. Esta prova vale também como primeira etapa da Média Paulista e novamente um grande número de ciclistas irão desfilar pelas ruas de Poços de Caldas. Ainda este mês teremos a 32ª Volta ao Cristo, competição muito importante em Poços de Caldas. Serão dois grandes eventos que marcam o início do ano esportivo na cidade. Teremos muitas atrações, pois temos um esporte bastante atuante e com atletas que merecem eventos muito bem organizados.  O calendário não sofrerá muitas modificações em relação a anos anteriores.

Mantiqueira - Em termos de novidades, o que pode ser dito neste momento?
Albert Mareca - Estamos em contato com a Confederação Brasileira de Basquetebol e possivelmente teremos dois campeonatos de nível nacional envolvendo seleções de base. Poderemos ter ainda a realização do Joju/2014, de 15 a 17 anos, enfim, estamos trabalhando de uma forma onde a Secretaria de Esportes possa ser um grande diferencial na administração do prefeito Eloísio. Queremos que 2014 seja um ano muito especial para nosso esporte e nossos atletas. Quero salientar que estamos tentando ainda três novos eventos para a cidade e que em breve serão anunciados.  Outro evento que já posso destacar é um Trial de mountain bike que será realizado na Pedra Balão no carnaval.

Mantiqueira - O ano começa com o estádio municipal em obras. O local abrigará os jogos do Campeonato Mineiro. Como anda a situação?
Albert Mareca - Estamos trabalhando intensamente para que o estádio seja liberado o mais breve possível. A Caldense estreia em Poços no começo de fevereiro e estamos realizando grandes intervenções para que o local seja liberado pelos Bombeiros. Tudo que foi exigido está sendo realizado e tenho certeza que o torcedor da Veterana comemorará muitos gols no Ronaldão.

Mantiqueira - E como andam os projetos para melhorias em outras praças esportivas da cidade?
Albert Mareca - Temos verbas da emenda parlamentar do Deputado Geraldo Thadeu que serão destinadas aos ginásios da cidade. Serão várias intervenções em diversos locais como o parque municipal, Country Club, quadras, campos e outras dependências. Sabemos o quanto é importante termos locais em boas condições para a prática esportiva e é isto que vamos trabalhar, incansavelmente, para proporcionar para a comunidade. Quero destacar que estamos fazendo também um trabalho muito intenso com as academias ao ar livre e em breve teremos outras 15 delas instaladas pelos bairros da cidade. Estas novas academias devem ser instaladas até o meio do ano para proporcionar melhor qualidade de vida para a população de bairros que ainda não tinham este projeto.  Temos uma equipe de manutenção para cuidar destes locais e esta equipe terá que ser ampliada para não deixar que os equipamentos sejam deteriorados ou depredados. Garanto que a bela e competente equipe que faz parte das secretarias de obras e de esportes não medirá esforços para levar lazer e saúde para todos em Poços de Caldas.

Mantiqueira - É como será a política de apoio ao atleta?
Albert Mareca - Em 2013 apoiamos muito o esporte em Poços de Caldas. Além do apoio ao atleta, tivemos mais de 22 projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Teremos ainda mais de 20 projetos patrocinados pelo Departamento Municipal de Eletricidade, enfim, são mais de 40 projetos que serão trabalhados e que vão dar atividades para crianças e idosos em diversos pontos da cidade. Sobre o apoio aos atletas estaremos trabalhando da mesma forma de anos anteriores, incentivando o máximo possível a todos os atletas que nos procurarem e que queiram realmente querem representar nosso esporte. Estaremos de portas abertas e dando o máximo de incentivo possível a todos.

Mantiqueira - Tem alguma novidade com relação a equipe de atletismo da cidade?
Albert Mareca - Incorporamos o Projeto do Amanhã das categorias de base do atletismo local e teremos uma nova equipe de pedestrianismo de rua na cidade. Agora, além da equipe comanda pelo Sidney, teremos os trabalhos do Sr. Chico junto com a Secretaria de Esportes, incentivando nosso atletismo. Como esta medida teremos maior possibilidade de trazer grandes resultados para a cidade e revelar novos talentos.

Nenhum comentário: