sábado, 3 de dezembro de 2016

Universitários de Poços se preparam para os Jogos Internacionais da Mineração

Poços de Caldas, MG – International Mining Games. Este é o nome de uma maratona de atividades de competição, que envolve métodos antigos de mineração, unindo espírito esportivo, trabalho em equipe e socialização. “Costumamos dizer que ao invés de extrair ouro, nosso time trabalha para ganhá-lo”, conta Rodolfo Correa, idealizador do Time Mining Games Unifal, equipe que representa Poços de Caldas nestes eventos internacionais.
Atualmente, compõem o time 14 universitários do curso de Engenharia de Minas - 8 garotas e 6 garotos - que treinam para as duras provas dos Jogos.
A equipe da Unifal-Poços participa desde 2014, quando a competição foi nos Estados Unidos, em 2015 estiveram na Austrália, em 2016 nos Estados Unidos de novo, em Montana, e em 2017 pretendem ir novamente para os Estados Unidos, na cidade de Lexington, no Kentucky.
“Somos a primeira equipe brasileira a participar deste evento importante da mineração. E pretendemos continuar sendo a maior e melhor equipe da América Latina nos Jogos Internacionais da Mineração”, diz Henrique Lima, treinador e veterano do time. Este ano eles ganharam medalha de bronze na categoria Surveying, que é uma prova de topografia.
A equipe de Poços faz parte de um programa de extensão da Unifal, coordenado pela professora Carolina del Roveri, do curso de Engenharia de Minas.

Mining Games

Os Jogos Internacionais de Mineração, conhecidos no exterior como International Mining Games, são uma competição anual composta por várias provas relacionadas à mineração e que reúne profissionais, estudantes e empresas patrocinadoras de todo o mundo. Cada ano uma universidade diferente dos Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Inglaterra sedia o evento. É como uma Olimpíada de mineração.
O Mining Games teve a sua origem em 1978, após a tragédia na mina de Sunshine, em Kellog, Idaho, ocorrida em 1972. A competição foi criada em homenagem aos 91 mineiros que morreram no desastre.

Patrocínio

O treinador Henrique Lima lembra que a efetivação do projeto, a concretização da participação deste ano no Mining Games foi através de apoio do Programa de Patrocínios do DME e da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com incentivo da prefeitura e de algumas empresas, e também do programa de extensão da própria universidade.
“Para 2017, a 39ᵃ edição dos Jogos, estamos novamente em busca de patrocínio e apoio. Não é tarefa fácil deslocar os estudantes para outro país, precisamos muito de colaboração de empresas e de pessoas. Estamos à disposição para explicar o processo e os custos para quem se interessar em nos ajudar”, completa ele.

Serviço

Contato para patrocínio do time da Unifal na rede social Facebook
https://www.facebook.com/TimeUnifalMgBrasil/?fref=ts

Nenhum comentário: