segunda-feira, 17 de abril de 2017

Aguapés da Bortolan prejudicam treinos de remo no fim de semana

Poços de Caldas,MG - Os aguapés que tomaram conta da represa Bortolan não estão atrapalhando a vida apenas dos comerciantes e turistas. A parte esportiva também vem sendo bastante afetada com a presença das plantas aquáticas. Neste final de semana, os praticantes de remo que frequentam o clube local não puderam colocar seus barcos na água, pois os aguapés impediam. “Até quando isto vai continuar assim não sabemos, mas precisa ser feita alguma coisa o mais urgente possível, estes aguapés estão comprometendo tudo aqui na represa. Pesca, turismo e até nosso esporte está ficando prejudicado”, conta Marcelo Corrêa Norberto, do Clube de Remo de Poços de Caldas. Ele lamenta a situação e pede providências para que a cidade não perca uma importante opção de esportes. “Ainda dá tempo das autoridades fazerem alguma coisa para conter este avanço dos aguapés. Não é possível que vão deixar a situação ficar incontrolável”, alerta Norberto.

PERDA DA REPRESA - O diretor superintendente da Hidrelétrica Malagone (HMSA) Ronaldo Oliveira Garcia, ao ler a última reportagem do Mantiqueira sobre o assunto, se manifestou dizendo que há inúmeros registros de retirada de aguapés no mundo tentando preservar reservatórios. “Existem até equipamentos mecânicos próprios para retirada. O exemplo clássico no Brasil é a represa de Americana, em São Paulo. Quando retirado e seco seu volume se reduz a menos de 10% do original, portanto, fácil transportá-lo para local conveniente,” diz ele.
Garcia lembra que se providências não foram tomadas o resultado mais extremo pode ser até a perda da represa.
“O aguapé prolifera numa velocidade incrível, dobrando sua área em poucos dias, quando não confinado. Sua semente pode ser armazenada por anos em lugar seco, mas quando em contato com a água germina normalmente. Suas raízes capilares crescem em direção ao fundo do reservatório, fazendo com que se tornem um filtro natural, segurando inclusive materiais pesados, como mercúrio, altamente tóxico. Com o passar dos anos, este filtro se torna um lodo tão denso que se pode caminhar sobre ele e a represa perde capacidade de armazenamento. Enquanto pouca área está  tomada, o custo de remoção é baixo e fácil. Quando todo o reservatório é tomado, este custo fica insustentável e perde-se a represa”, finaliza ele.

Nenhum comentário: