quinta-feira, 13 de abril de 2017

Renato Rezende fala sobre as melhorias na pista do parque

Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira conversou com o ciclista olímpico Renato Rezende, que deu suas primeiras pedaladas na pista do parque municipal e hoje está entre os principais competidores do mundo. Rezende falou em detalhes o que está sendo feito e os benefícios que a obra trará para o esporte de Poços de Caldas.
Mantiqueira - Você está acompanhando de perto o que está sendo feito. O que vai melhorar daqui por diante?
Renato Rezende - Esta pista foi construída há alguns anos e precisava muito destas melhorias. Estamos pensando grande para esta pista, competições nacionais e esta reforma vai nos permitir pensar nisto. Estão sendo mudadas praticamente todas as rampas. Mudamos a primeira curva, que era uma das principais reclamações. Ela era muito fechada e não havia sido projetada da maneira correta. Agora ela ficará bem melhor e até mesmo menos perigosa. A pista ficará mais rápida, mais técnica e ficará bem legal e atendendo a tudo que antes não atendia.
Mantiqueira - Como você vê algumas pessoas fazendo pressão para a pista sair do parque?
Renato Rezende - Sinceramente, não me preocupo muito com isto porque é uma minoria que fala contra. Tenho acompanhado as obras de perto aqui no parque e todos que me procuram elogiam a reforma e contam que a pista em nada atrapalha. Claro que obra realmente causa um ou outro transtorno, mas estamos tentando minimizar esta situação. Quando um caminhão precisa entrar no parque peço desculpas para as pessoas que naquele momento estão passando por ali e todos estão sendo muito compreensivos. Então não podemos deixar que a minoria nos tire o foco, que é fazer uma pista que o esporte de Poços de Caldas merece. Sinceramente é isto que penso e é isto que quero. Os meninos que treinam aqui, que competem aqui, que representam nossa cidade nos campeonatos, precisam ter condições de treinos e eles não estão atrapalhando ninguém. Algumas coisas que a gente escuta são ditas realmente para atrapalhar e não devem ser levadas em conta. Cheguei a escutar por aí que o parque municipal não pode ter a pista porque é um local para ter esporte. Pergunto para estas pessoas: O BMX é o que? Temos o maior clube do Estado e um dos maiores do Brasil, temos o maior número de pilotos federados, estamos liderando o Campeonato Paulista. Temos meu irmão Duda Rezende que foi campeão mundial, eu mesmo já disputei duas olimpíadas e quero ir para minha terceira, temos o Kaique Milani que é líder de ranking nacional, enfim, todos muito bem. Um absurdo falar que a pista está no lugar errado e que este esporte não dá resultado para Poços de Caldas. Vejo o BMX como esporte, como um dos maiores esportes de Poços de Caldas e um dos que trazem mais resultados importantes, mundialmente, para nossa cidade.
Mantiqueira - Qual a maior vantagem da pista ser no parque municipal?
Renato Rezende - A maioria dos meninos não tem condições financeiras para se deslocar para grandes distâncias e no parque muitos deles conseguem ir de bicicleta.
Mantiqueira - Existem outros projetos para esta pista?
Renato Rezende - Queremos no futuro fazer uma pista de padrões olímpicos, mas ainda é um sonho distante. O que afirmo é que esta pista nunca pode sair do parque. Não tem como. Ela faz parte da história do esporte de Poços de Caldas, tem uma grande importância não só pra mim, mas para gerações e gerações e não podem acabar com isto por causa de um ou outro interesse político.
Mantiqueira - Como surgiu a ideia desta reforma?
Renato Rezende - Surgiu de uma reunião para discutir a mudança de uma curva e aí a conversa evoluiu. O responsável é o Luiz Lancelotti, um amigo meu de muitos anos e entende tudo sobre este tipo de trabalho. Ele é um grande parceiro e estamos juntos nesta obra todos os dias, o dia todo. Quero agradecer as pessoas importantes que estão contribuindo para esta obra, como a dona Terezinha Moreno, Lídia Dias, Diogo Dias, que foram atrás de tudo. Foi muita gente se esforçando. Tentamos de início com a prefeitura, mas entendo que a situação deles não está fácil. Não ajudaram com dinheiro, mas mandaram caminhões e terra, já é uma grande ajuda. Fizemos rifas, doações de pilotos e assim a obra está indo. Agradeço ainda o Rogerlan que está correndo daqui e dali para ajudar. Muito bacana ver a alegria das crianças que estão aqui acompanhando a obra e esperando o momento de entrar na pista. Com certeza vamos colher muitos frutos com este trabalho.

Nenhum comentário: