sábado, 15 de abril de 2017

Neguett renova com a Caldense até o final do Mineiro de 2018

Poços de Caldas, MG - A diretoria da Caldense segue montando o time para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O goleiro Neguett, um dos principais nomes do time no último Estadual e também um dos queridinhos da torcida, acaba de acertar sua permanência por mais um ano. Com isto ele defenderá a Veterana no Campeonato Brasileiro, que começa dia 21 de maio, e também no próximo Campeonato Mineiro que se inicia no final de janeiro de 2018.
“Estamos buscando montar um time forte e vamos brigar para colocar a Caldense na Série C este ano. Conseguimos segurar uma base forte e estamos negociando com outros nomes. A torcida da Caldense terá motivos de sobra para ir ao estádio neste Brasileiro porque a diretoria está fazendo sua parte e montando um time bem competitivo”, falou ao Jornal Mantiqueira o gerente de futebol Alex Joaquim.
Além de Neguett a Caldense já confirmou no elenco os laterais Jefferson Feijão e César, os zagueiros Marcelinho e Thiago Carpini, o volante Mineiro, o meia Maradona, os atacantes Luiz Eduardo e Zambi, além dos atletas da base Tharsus (lateral) e Carlinhos (atacante). Toda a comissão técnica do último Estadual também já renovou contrato, entre eles está o treinador Thiago Oliveira e seu auxiliar Juninho. A reapresentação do time ainda não foi confirmada pela diretoria, mas deve acontecer na primeira semana de maio.

A Série D

São 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal. A primeira fase do campeonato começa dia 21 de maio.
A Caldense está no grupo A14 e jogará contra o Espírito Santo, Red Bull Brasil e Boavista. A estreia da Veterana será em Poços de Caldas contra o Boavista. Dia 28 de maio a Veterana enfrenta o RB Brasil em Campinas e depois, dia 4 de junho, o adversário será o Espírito Santo, em Cariacica. Depois os mandos são invertidos. Dia 11 de junto recebe o Espírito Santo, dia 18 de junho joga contra o RB Brasil em Poços e fecha sua participação na primeira fase contra o Boavista dia 25 de junho em Poços de Caldas.
Os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio, e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro.
Entre as vantagens da garantia de calendário está a possibilidade de firmar contratos mais longos com os jogadores, na montagem de uma base para todo o ano. O planejamento financeiro também é facilitado, já que as agremiações podem criar projetos mais longos de investimento junto a patrocinadores, visando todas as competições do ano.

Evolução

A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes, ano passado, passando de 40 para 68 participantes. A CBF apoia todos os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.

“A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição. O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo o país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro”, afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Modelo

A quantidade de vagas por Estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.
O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a segunda fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

Nenhum comentário: