quinta-feira, 13 de abril de 2017

Pista de BMX recebe grande reforma e secretário garante que ela não sai do parque municipal

Poços de Caldas, MG - A pista de bicicross, localizada no parque municipal, está passando por sua maior e mais importante reforma. A obra, que está sendo custeada através de rifas, ajuda de pais de pilotos, pilotos e amantes do esporte, além do Bicicross Poços Clube, deixará a pista em condições de receber grandes eventos. Já no mês que vem o local receberá uma etapa do Campeonato Paulista e existem planos para que ela sedie o Campeonato Brasileiro em 2018.

Pressão

O Mantiqueira conversou com o secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista, sobre a obra e o que se pensa em relação ao local. Paulista tranquilizou os pilotos dizendo que a obra deixará a pista muito melhor do que ela é hoje e que não existe nenhuma intenção da prefeitura de tirá-la do parque municipal. “Sabemos de algumas pessoas contra fazendo algum tipo de pressão para deslocar a pista para outro local. Quero dizer que não existe nenhum projeto neste sentido e o local da pista é no parque municipal. Aliás, o parque é um local para a prática esportiva. Temos ali skate, campo de futebol, parques, pista de cooper, por que o BMX não pode ficar ali”. Sobre as reclamações de que a presença de uma máquina dentro do parque municipal está causando transtornos aos frequentadores, Paulista disse que qualquer obra causa algum tipo de transtorno. “Até mesmo na casa da gente uma pequena reforma causa transtorno, porém, tudo é uma coisa necessária e as pessoas precisam ver que quando estiver pronto vai trazer grandes benefícios a todos. Não custa ter um pouco de bom senso, sem sair reclamando de tudo”, falou. “O BMX de Poços de Caldas pode ter certeza de que vamos fazer de tudo para apoiar a modalidade. Temos em Poços de Caldas esta prática que é destaque em todo o Brasil, temos um piloto que já disputou duas olimpíadas e saiu desta pista. Então a pista do parque é histórica, traz resultados e seguirá por lá”, falou o secretário, levando outra questão. “Disseram que a pista poderia ir para o Distrito Industrial, mas para isto é preciso fazer um estudo e demandaria um dinheiro que a prefeitura não tem”, finalizou Paulista.

A reforma

Está sendo feita a quebra do asfalto das áreas que serão modificadas e o trabalho engloba modificação das retas, paredões e rollers da pista. Pelo cronograma inicial de obras, dia 19 será feito novo asfalto em alguns pontos. As alterações visam adequar o local às exigências da Federação Paulista de Bicicross, já que o município se credenciou para sediar uma etapa da competição. “Tínhamos muitas necessidade que esta reforma fosse feita pelo fato da nossa pista não estar atendendo requisitos básicos para sediar grandes competições. No final do ano passado participei de uma reunião, onde houve reclamações de alguns pilotos que disputaram a etapa de Poços de Caldas do Campeonato Paulista de 2016. Eles reclamaram que alguns pontos da pista estavam deixando a desejar e isto poderia comprometer uma nova etapa. Sugeri que o local passasse por um vistoriador para nos dizer o que deveria ser feito. Aconteceu isto e vimos a necessidade desta reforma”, contou Terezinha Moreno, uma das maiores incentivadoras do BMX de Poços de Caldas. Com a reforma, Poços de Caldas receberá o Campeonato Regional, que se chamará Copa Poços de Caldas, além da etapa do Paulista. Terezinha destaca a importância da pista no parque municipal e pede para que não se mude a mesma de local para não prejudicar a formação dos meninos que treinam atualmente por lá. “Não sou contra de ter uma pista no Distrito Industrial, como é desejo de algumas pessoas, mas não podemos permitir que a pista saia do parque municipal porque hoje temos 40 meninos na escolinha que ficariam desamparados com a mudança. As mães trazem estes meninos aos sábados, deixam seus filhos, sabem que estão em segurança com nossos professores. O parque fica lotado de crianças aos sábados e dificilmente este pessoal teria condições de ir treinar lá no Distrito Industrial. Será um prejuízo enorme para o nosso BMX, que vem se destacando em diversas competições, formando meninos de muito talento e potencial. Os pais não vão levar os meninos lá. E os projetos sociais do DME, que atendem os meninos carentes, como ficam? Como faremos treinamentos num local distante, vai ficar impossível”, finalizou Terezinha.

Nenhum comentário: