domingo, 9 de abril de 2017

Novas regras são foco de curso de arbitragem em Poços

Poços de Caldas,MG - Foram realizados na cidade dois dias de curso intenso com Giulliano Bozzano, ex-árbitro aspirante Fifa. O principal foco foram as novas regras em vigência desde o ano passado. Participaram árbitros do quadro da Liga Poços-caldense de Futebol e também ligados a outras representações.
A primeira parte do curso foi teórica, em sala de aula. Ao fim das aulas, foi feita uma prova de múltipla escolha, e para aprovação seria necessário acertar 60% das questões. Quem passar receberá um certificado da FMF, que credencia à prova prática, tanto da LPF quando da FMF. “O árbitro que foi bem na prova terá condições de trabalhar em jogos até mesmo do Campeonato Mineiro da primeira divisão e ainda abre as portas em federações de todo o Brasil”, disse Antônio Carlos dos Santos, Ceará, presidente da Liga Poços-caldense de Futebol.
O palestrante Giulliano Bozzano gostou do desempenho dos participantes do curso em Poços e acredita que este trabalho de capacitação visa dar condições melhores de trabalho para todos. “Este curso realmente capacita os árbitros, pois são passadas em detalhes as 17 regras, sempre com uma ênfase em impedimentos, análises táticas, a diferença entre mão na bola e bola na mão, enfim, situações polêmicas que sempre acontecem nos jogos e causam algum tipo de confusão”, disse Bozzano. Segundo o palestrante,  o curso é bastante produtivo e pode ser feito tanto para iniciantes quanto para profissionais mais gabaritados. “Conhecimento nunca é demais e mesmo que você já conheça as regras é bom rever sempre alguma coisa e acompanhar as mudanças”, disse Bozzano.
O curso de arbitragem da Federação Mineira de Futebol está acontecendo em várias cidades do Estado. Os interessados fazem a solicitação para a FMF, que encaminha os instrutores para as cidades. “A nova safra de árbitros está bem interessante e nestes cursos notamos que pela qualidade das perguntas, pelo interesse, está havendo uma grande melhora de qualidade. Como as regras são bem difundidas, o material didático é melhor e com cursos como estes para facilitar, a compreensão é maior, assim o nível de arbitragem melhora significativamente”, fala Bozzano.
Como disse o presidente da  LPF, Ceará, esse curso permite, caso a pessoa seja aprovada, até atuar no Módulo I do Mineiro, ou seja, todos os campeonatos dentro do âmbito da FMF. É dado em sala de aula, com vídeos, em dois dias. Ao fim do curso teórico é feita uma prova de múltipla escolha. A pessoa tendo aproveitamento de 60% recebe o certificado. O último passo para ser definitivamente integrado ao quadro da FMF será um teste físico. Se for aprovado neste teste o candidato passa a atuar nos campeonatos. “Foi muito importante este curso para os árbitros de Poços de Caldas e quero falar que este foi mais um trabalho social que a Liga Poços-caldense de Futebol vem fazendo na cidade. Tive a ideia de trazer este curso para Poços depois de uma conversa com o Castellar, presidente da FMF, e acredito que todos que estiveram presentes vão ter um conhecimento muito importante daqui por diante. Ano passado, aconteceram muitas mudanças nas regras do futebol e era necessário este tipo de reciclagem e acredito que a arbitragem da cidade terá uma nova dinâmica”, falou Ceará.
Rogério Alexandre Barbosa, um dos integrantes do quadro da LPF, participou do curso e destacou a importância da reciclagem. “Este curso tem muita importância para nós que trabalhamos com arbitragem. As regras mudam muito e precisamos nos aperfeiçoar para agir melhor dentro dos campeonatos. A gente aprende constantemente e acredito que estes cursos são para nos fazerem melhores no que atuamos e tentar fazer tudo da melhor forma possível”, disse ele, que será o quinto árbitro na partida entre Caldense e Atlético Mineiro, hoje, no Ronaldão.

Nenhum comentário: