domingo, 30 de abril de 2017

Profissionais da imprensa e a ligação com o esporte

Poços de Caldas, MG - Alguns profissionais da imprensa não se limitam apenas a noticiarem o esporte de maneira geral. Eles querem contribuir de alguma forma e com isto acabam acumulando funções. Um dos exemplos é Marcelo Rodrigues, cinegrafista da EPTV Sul de Minas, que tem no currículo trabalhos importantes, como a cobertura da Copa do Mundo de 2014 no Rio de Janeiro, e vários campeonatos estaduais, com destaque para as coberturas da Caldense e do Boa Esporte, times de maior destaque na região. Mas Rodrigues vai além. Goleiro nos tempos de garoto, hoje ele é treinador de goleiros da escolinha da Sociedade Esportiva Curimbaba. “Adoro o esporte e devido aos meus conhecimentos dos tempos de jogador resolvi ajudar os meninos da escolinha. Desde que comecei este trabalho notamos uma evolução nos meninos e estou muito feliz com isto”, falou Rodrigues, que no início do ano trouxe o goleiro Aranha, da Ponte Preta, para uma clínica com os meninos de Poços de Caldas. Aranha está na decisão do Campeonato Paulista contra o Corinthians e o primeiro jogo da final acontece hoje em Campinas.

 Jornalista em ação

O jornalista Eduardo Correia, hoje residente em São João da Boa Vista, vai ainda mais longe. Cansado de se limitar às redações noticiando eventos esportivos, ele decidiu participar da notícia e hoje se transformou em um verdadeiro atleta. Participando de diversas competições de ciclismo e de thiatlon, o jornalista atleta tem vários troféus em sua coleção. Ele já esteve em diversas competições amadoras como forma de buscar saúde e qualidade de vida. “Pra mim é muito importante, já que sou um atleta amador e tenho que ir sempre com cuidado”, falou Correia ao Mantiqueira.

Destaque nacional

Luciano Santos, arte finalista do jornal Mantiqueira há 17 anos, resolveu sair da frente do computador e transformar seu hobby em trabalho de destaque nacional. Santos cobre para o Mantiqueira os jogos da Caldense no Campeonato Mineiro e já teve suas fotos publicadas nos principais jornais do Brasil. “O Mantiqueira tem parceria com vários jornais e com isto as fotos que fazemos nos jogos da Caldense acabam ganhando uma boa repercussão”, falou Santos, que se prepara para a cobertura do Campeonato Brasileiro da Série D. Ele conta que a cobertura do Campeonato Mineiro de 2015 foi a mais marcante e a que mais repercutiu seu trabalho na mídia. “Foi um ano espetacular para a Caldense, que chegou na final e quase foi campeã. Com isso, o trabalho que fiz para o Mantiqueira acabou tendo grande repercussão e as fotos correram o Brasil”, conta Santos, que também tem como destaque as coberturas da Volta ao Cristo, Corrida da Comarca de Ciclismo, entre outros eventos.

Diagramador repórter

Outro profissional do Mantiqueira que acabou acumulando funções devido ao esporte é o repórter Paulo Vitor de Campos. Trabalhando no periódico desde o final de 1987 como diagramador, Campos começou a fazer reportagens nos anos de 1995 e 1997. Depois de uma pausa se dedicando apenas ao trabalho interno do jornal, ele voltou ao esporte em 2008 e segue até hoje, cobrindo não só a Caldense, mas também todo o esporte local. “É uma rotina bem desgastante, não existe descanso, finais de semana, mas é um trabalho que adoro. O esporte local, principalmente o amador, não tem tanta ajuda e acredito que através do apoio do jornal conseguimos colaborar um pouco com a divulgação de nossos atletas”, conta. Sobre a diagramação, Campos destaca a evolução da tecnologia. “Quando comecei em 1987 não existia celulares, internet, os computadores eram limitados e tudo era muito artesanal. Hoje a tecnologia só ajuda e temos condições de fazer um jornal diferenciado em se tratando de interior e isto acontece graças à evolução tecnológica”, finaliza Campos.

Nenhum comentário: