domingo, 9 de abril de 2017

Renan Muniz: torcida e voluntariado por amor à Caldense

Poços de Caldas,MG - Renan Muniz sempre foi “figura carimbada” no estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira nos jogos da Caldense. Membro da torcida Lama Verde, Renan é daqueles que veste as cores do clube e se for preciso pinta o rosto e joga junto com o time das arquibancadas. Mas aí está o problema para o jovem torcedor. As arquibancadas ficaram pequenas e o amor pelo clube pedia mais empenho. Renan então começou um trabalho de resgate da memória da Veterana. Foram inúmeras entrevistas com astros do passado que marcaram época na equipe esmeraldina. Nesta temporada, Renan passou a cobrir o dia a dia do clube. Ao lado dos profissionais da imprensa que cobrem os bastidores da Caldense, ele começou a acompanhar de perto, divulgando no site da Lama Verde matérias atuais, estatísticas, além de entrevistas com membros da imprensa e torcedores. O Mantiqueira aproveitou o momento e fez uma entrevista com ele.

Mantiqueira - Nesta temporada você mudou o foco e passou a falar de uma Caldense mais atual. Como veio esta ideia?
Renan Muniz - Minha primeira proposta era resgatar a história do clube. O trabalho, no meu ponto de vista, era necessário pois nem a própria Caldense tinha este cuidado de falar de sua história. Foram muitas entrevistas com ex-jogadores, pesquisas sobre os principais feitos ao longo dos anos do clube e trazer isto para o torcedor em geral. Muita gente não conhecia o que aconteceu nas décadas de 70, 80 e acredito que consegui ajudar um pouco nesta divulgação. Mas este ano resolvi mudar o foco e cobrir o dia a dia da Caldense. O trabalho consiste em entrevistas semanais com os atletas, que comentam sempre o que aconteceu em determinado jogo, o que esperam da partida seguinte e acho que ficou bastante interessante.

Mantiqueira - E como você vê a importância em ouvir a opinião do torcedor?
Renan Muniz - De fundamental importância. Tenho vários quadros que são divulgados na internet onde entrevisto torcedores após as partidas. O objetivo é dar voz ao torcedor que tem seu ponto de vista que às vezes é diferente do da imprensa. Outro quadro que acho bem interessante é o “Quiz da Lama”, em que determinado convidado tem que responder várias perguntas referentes à história do clube. Tem ainda o quadro “Veteranos”, que é focado em conversas com jogadores do passado da Caldense. Neste quadro já entrevistei aproximadamente 50 ex-jogadores, mas ainda faltam alguns que sonho conversar. Quero entrevistar o Ailton Lira, Buzuca, Augusto, Casagrande. Este nomes serão alguns dos próximos entrevistados, mas ainda depende de uma brecha na agenda deles.

Mantiqueira - Este trabalho voluntário compensa? O que mais você disponibiliza na página a Lama Verde?
Renan Muniz - Compensa porque é feito com muito carinho e sobre um tema que sou apaixonado, que é a Caldense. Na página é possível encontrar tudo que é relativo à Caldense. Fotos de jogos, da torcida nas arquibancadas, organizamos bolão em alguns jogos. Faço ainda cobertura ao vivo de alguns eventos do clube, como apresentação de jogadores, entre outros. Procuro reunir tudo referente à Caldense em um só local.

Mantiqueira - E como você vê a Caldense neste campeonato? Acredita que o time consiga a vaga para as semifinais?
Renan Muniz - O time oscilou bastante no campeonato, teve problemas de contusões e acredito que isto atrapalhou um pouco o planejamento e o trabalho do treinador na montagem do time para as partidas. Vejo as partidas contra o Tupi e o Tombense as melhores do time no campeonato, mas depois vieram duas partidas muito ruins contra Uberlândia e Democrata. Mesmo assim acredito que a Caldense chega nesta última rodada com grandes chances e pode muito bem conseguir a vaga. O futebol é sempre uma caixinha de surpresas e acredito que a Caldense pode se classificar.

Mantiqueira - Se a Caldense não se classificar hoje, o que você espera para o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa em breve?
Renan Muniz - Acredito que a diretoria vai manter alguns jogadores, aqueles que se destacaram e que podem continuar em Poços. É sabido de todos que o orçamento do Campeonato Mineiro é bem mais baixo e isto dificulta na manutenção de alguns nomes. Acho que se manter um base e trazendo algumas peças de baixo custo pode se fazer um bom campeonato nacional.

Nenhum comentário: