sábado, 22 de janeiro de 2011

Ginásio está abandonado há 40 anos

(Reportagem de Wagner Alves) - Telhado caindo, vidros quebrados, água parada, muita sujeira e abandono. Esse é o cenário do ginásio do complexo Santa Cruz, deixado ao abandono há quase 40 anos e que representa riscos à população.
O ginásio foi construído, junto com o Complexo Santa Cruz, há cerca de 40 anos pelo português Avelino Esteves. Com a morte dele, o projeto ficou inacabado e a prefeitura comprou o prédio em 1992 para a construção da Câmara Municipal.
O secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, conta que já na compra do Complexo o ginásio estava sucateado e a estrutura condenada. “Como ficou 20 anos parado, quando nós compramos aquele espaço ele já estava sucateado. Fizemos uma avaliação e testes de engenharia que mostraram que as estruturas de ferro e de cimento estavam condenadas. Tanto em relação à piscina quanto ao ginásio, foi dito que está condenado para reformar”, explica Lelo.
Logo, a única opção da prefeitura em relação ao local seria derrubar toda a estrutura e refazer o ginásio. Contudo, ainda nada foi feito e o local ficou por mais 19 anos sofrendo as ações do tempo.
“Então, partindo desse principio, entendemos que, para fazer melhorias, tinha que derrubar tudo. Desde 92 até hoje, do jeito que encontramos, não teve melhora e sim piora, pois foram mais 20 anos daquele jeito”, conta Lelo.
Mesmo após tanto tempo e estragos no local, não há nenhum projeto da prefeitura para reforma ou demolição do prédio. Como grande parte do teto caiu, há acúmulo de água quando chove, se tornando um local propício para focos de mosquito da dengue. “Por enquanto, não há nenhum projeto para aquele local e nem algo em vista para fazê-lo”.
Há preocupação da Vigilância Sanitária em relação a tomar cuidado com dengue, pois há acúmulo de água. Mas não há como continuar o projeto, teria de refazer, derrubar tudo e fazer outro”, finaliza.
A reportagem foi até o local e enumerou alguns problemas. Todas as janelas do ginásio estão quebradas e grande parte do teto já foi ao chão. Em uma área mais rebaixada, há acúmulo de copos descartáveis e, no dia da visita da reportagem, havia poças de água, ambiente propício para proliferação de doenças.
Há bolor e muita sujeira. Uma vassoura encostada na parece chega a ser irônica diante do abandono do local.
Apenas a região interna da enorme piscina parece ter resistido às ações do tempo.
O prédio do Complexo Santa Cruz foi construído há cerca de 40 anos pelo português Avelino Esteves. O projeto inicial era da criação de um hotel no local. Era uma área de 8.300 m² doada pela prefeitura. Seriam sete prédios: o primeiro a parte de hotelaria com 65 apartamentos, o segundo teria salões de jogos e no terceiro a cozinha. O quarto prédio teria duas piscinas e o quinto seria o ginásio que ficou incompleto.
A obra ficou pela metade com a morte de Esteves em 1975. Em 1992, a prefeitura comprou o local juntamente com o ginásio e montou a Câmara Municipal em um dos prédios do Complexo.

Nenhum comentário: