quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Professor de jiu-jitsu une esporte e solidariedade

O Mantiqueira conversou com o instrutor de jiu-jitsu José Roberto dos Santos Lima, o Betinho, também está bastante envolvido com projetos sociais na cidade.
Mantiqueira - Que balanço você faz de 2010?
Betinho - 2010 foi um ano de muitas vitórias, quando conseguimos minimizar situações de muitas famílias através de campanhas sociais. Este trabalho só foi possível graças à ajuda de muitas pessoas que levam a sério o ato de amor ao próximo. Agradeço ao Marcelo, diretor do presídio, ao Marcelo Bastos da Guarda Municipal, que me acolheu, abriu o espaço para que eu pudesse trabalhar dando aulas para a corporação e para voluntários. O projeto conta hoje com nutricionistas, preparadores físicos e uma excelente estrutura. A academia Transformers Fitness está nos ajudando também no trabalho social e destaco o caso de um garotinho que tinha o sonho de ganhar um Playstation e conseguimos para ele.
Mantiqueira - Na área esportiva o que dá para destacar durante 2010?
Betinho - Encerramos o ano muito bem. O Marcos Roberto de Lima, atleta do Projeto Guarda Campeã, foi campeão no Jiu-jitsu nas Montanhas na categoria absoluto. A atleta Priscila, da Transformers Fitness, também ficou com o primeiro lugar.
Mantiqueira - Quando surgiu a ideia de aliar esporte com ações sociais?
Betinho - Foi quando comecei a praticar o jiu-jitsu com o mestre Paulão Rezende. Na época eu não tinha condições de pagar a academia e o Paulão me deu uma bolsa para que eu pudesse continuar os treinamentos. Com o tempo minha situação foi melhorando e comecei a pensar em ajudar as pessoas que passavam pelas mesmas dificuldades que passei. Venho de uma família muito humilde, cheguei a morar numa garagem e isto despertou a vontade de lutar pelo próximo. Sei o quanto é importante uma pessoa que passa por necessidades receber ajuda de alguém, é muito gratificante.
Mantiqueira - Você acredita que o esporte ajuda a superar dificuldades, como as que você citou anteriormente?
Betinho - Esporte é vida e saúde. Eu mesmo fui uma pessoa que se envolveu com drogas e só depois que comecei a treinar com o Paulão minha situação mudou. O esporte trabalha muito com a disciplina e isto acaba tirando o foco do lado ruim. Você tem novos horizontes, novos projetos, novos objetivos e acaba se refazendo na vida. No meu caso o jiu-jitsu foi um meio facilitador para me integrar novamente na sociedade e é isto que procuro levar adiante para um aluno com problemas.
Mantiqueira - Quais as próximas campanhas em que você e sua equipe estão empenhados?
Betinho - Estamos dando início a uma campanha que irá beneficiar uma família que ficou desabrigada. Estamos tentando minimizar a situação deles. No lado esportivo estamos treinando muito para o calendário de 2011 que estará recheado. Em março irei ao Rio de Janeiro conhecer a família Gracie. Vou participar de um seminário de graduação. Claro que procuro focar bem o lado esportivo, mas não escondo de ninguém que meu principal foco para 2011, e enquanto eu puder, é fazer campanhas sociais e ajudar o maior número de pessoas possível. O sorriso de uma pessoa que foi ajudada, a gratificação, o carinho, o reconhecimento são maiores que qualquer medalha conquistada em qualquer competição.
Mantiqueira - Como fazer para treinar com você e sua equipe?
Betinho - Estamos na Guarda Municipal às segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h30, ou na Transformers Fitness às terças e quintas, das 20h às 22h. Em breve, aos sábados em horário a ser definido e qualquer pessoa pode nos procurar que será muito bem recebida. As mensalidades, vendas de camisetas e outros itens são todas voltadas para nossas campanhas sociais. Quero finalizar dizendo que estou lançando um DVD com todo meu traballho, as competições, várias matérias que foram publicadas pelo Mantiqueira. Este DVD será vendido nas academias para os alunos e vai ajudar minha ida ao Rio de Janeiro quando vou passar uma semana na Gracie. Se alguém se interessar pode entrar em contato com a Guarda Municipal e com a Transformes Fitness.

Nenhum comentário: