domingo, 30 de janeiro de 2011

Projeto busca atrair mais praticantes em Poços

“Não existe ex-golfista. Uma vez que uma criança se inicia nesta modalidade, joga até ficar bem velhinho. O prazer proporcionado por este esporte é indescritível e apaixonante”, disse Roberta de Melo Moretti, que está iniciando em 2011 um projeto no Poços de Caldas Golfe Clube.
Nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro o golfe voltará a ser modalidade e isso deverá alavancar o número de praticantes no país. Este número hoje, segundo estimativa da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), está em torno de 25 a 30 mil. A última participação do golfe em Jogos Olímpicos foi há mais de 100 anos. Em 1904, em Saint Louis (EUA), o canadense George Lyon levou a última medalha dada para um competidor da modalidade.
“Esse ano, decidimos iniciar o incentivo ao golfe de Poços de Caldas buscando mulheres e crianças na região e iniciar uma programação semestral de torneios recreativos”, disse Roberta. Semana passada, aconteceu nas dependência do clube o primeiro torneio deste projeto com a presença de sete convidadas e 25 pessoas que compareceram para prestigiar o evento. “Pode parecer pouco, mas para nós que estamos envolvidos neste projeto foi animador, por se tratar de um começo de trabalho e com perspectiva de um número muito maior nas próximas vezes”, contou ela. O próximo torneio será em duplas e reunirá uma atleta iniciante com uma experiente. A previsão é que neste segundo torneio já esteja jogando cerca de 12 a 15 mulheres, número considerado excelente pelos idealizadores do projeto.
Em março, o projeto segue com o primeiro torneio juvenil realizado em Poços. Esta competição visa preparar os pequenos da cidade para disputar em abril, também em Poços de Caldas, o Golfe 10, torneio da Federação Paulista agendado para o dia 16 de abril. Esta competição reunirá crianças até 12 anos de São Paulo e Minas Gerais.
“Essa é uma iniciativa interna, porém de extrema importância para o nosso clube e para Poços de Caldas. Precisamos renovar nosso ambiente esportivo e torná-lo um local mais familiar, tirar o mito de golfe ser um esporte elitista e caro. Trazer crianças e mulheres é o primeiro passo de um projeto maior de incentivo ao golfe”, disse Roberta, que começou um história de amor com o esporte exatamente num projeto como este realizado há alguns anos.
Segundo ela, a ideia de reimplantar o projeto foi devido à falta de interesse das mulheres em praticar o esporte.
No passado, de acordo com Roberta, existia um grande número de praticantes do sexo feminino e este número caiu assustadoramente. O projeto vai buscar reunir antigas jogadoras do Poços de Caldas Golfe Clube que se afastaram dos campos.
“Queremos trazer aquele tempo de volta, com mais sócios no clube. Hoje temos certa de 70 sócios mas precisamos aumentar este número, até mesmo para o bem do esporte em Poços de Caldas. A cidade possui um campo maravilhoso, oferece condições de se formar grandes atletas, mas ultimamente isto não vem ocorrendo na medida que gostaríamos”, contou Roberta. O torneio realizado semana passada foi o primeiro de uma série prevista para o ano. A programação conta com três a quatro torneios por semestre. Serão dois torneios, um no sábado com crianças e adolescentes e outro no domingo com mulheres iniciantes e veteranas. “Será muito bacana voltar a encher nosso clube de praticantes. Depois dos torneios as pessoas ainda podem desfrutar de um local agradável com toda a família pois temos uma estrutura social bastante agradável”, contou Roberta. “Eu mesma quando iniciei neste projeto há 12, 15 anos atrás adorava a hora de poder entrar no campo e jogar meu golfe e é exatamente isto que queremos de volta para Poços de Caldas” completou.
Aulas de golfe
Uma das formas de atrair novos praticantes é a retomada de antigos projetos no Poços de Caldas Golfe Clube. Segundo Roberta e Horácio Maldonado, professor do clube, haverá em breve contato com escolas da cidade para buscar jovens que se interessem em praticar o esporte.
Estes jovens teriam algumas aulas gratuitas e depois se houvesse interesse poderiam continuar jogando no clube e participando dos torneios do projeto de Roberta. “Para as crianças as aulas são gratuitas e, como a Roberta disse, já fizemos um trabalho antes e foi um sucesso. Vamos retomar este projeto e acredito que será novamente muito bem aceito. Já os adultos que quiserem vir treinar conosco as primeiras aulas são gratuitas”, disse Maldonado. Segundo o professor, a finalidade de atrair crianças das escolas para o golfe é mostrar que o clube não é restrito apenas aos sócios. Em março, Roberta e Horácio iniciam as visitas nas escolas da cidade buscando novos atletas que já poderão estar no torneio realizado em abril.
Para mais informações sobre os novos projetos do Poços de Caldas Golfe Poços Golfe Clube basta entrar em contato pelos telefones 3712-1050 ou 3721-3067, falar com Ruth ou Horácio e 9116-3817 com Roberta.

Nenhum comentário: