domingo, 15 de maio de 2011

Festival Interescolar foi realizado ontem em Poços de Caldas

A cidade recebeu ontem um evento diferenciado. Pela primeira vez a Poços foi palco do Festival Interescolar de Luta Olímpica, que aconteceu no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha, Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, o evento teve a participação de atletas de cinco cidades do Estado e representou a etapa de abertura do Campeonato Mineiro, que vale pontos para o ranking nacional da modalidade.
Segundo o professor Luís Cláudio Patriani, que integra a comissão de organização, um dos objetivos é selecionar atletas de 12 a 17 anos para a equipe de Luta Olímpica de Poços de Caldas. “Nosso objetivo principal é apresentar o esporte para a comunidade. Queremos transformar Poços em pólo nacional de Luta Olímpica, tanto é que já estamos realizando na cidade o ‘Projeto Luta Olímpica’, que leva a prática e todos os ensinamentos para as escolas. Queremos popularizar a categoria entre os jovens e os adolescentes para, quem sabe, no futuro, formarmos aqui um centro de Luta Olímpica para atletas de alto nível”, destaca.
“Para quem não conhece, a Luta Olímpica é um dos esportes mais antigos do mundo, sendo o primeiro esporte de combate olímpico. Em Poços estamos implantando a modalidade nas escolas, já de olho nas Olimpíadas Escolares, em 2011. Queremos ainda realizar um curso de capacitação para os professores da rede pública da cidade e para isto conseguimos apoio do secretário de esportes Lelo”, disse Flávio Cabral, treinador de seleções da Confederação brasileira de Lutas. Segundo Flávio, existe a possibilidade de Poços receber em breve a seleção brasileira cadete para um período de treinamentos.
Os atletas da seleção brasileira, Ângelo Moreira e Rafael Messias estiveram em Poços de Caldas especialmente para o evento de ontem, que foi a primeira competição escolar da modalidade no ano realizada no Brasil.
“Vir em Poços de Caldas e participar deste evento com estudantes acaba me fazendo reviver uma fase boa de minha vida. Quando era garoto, e realiza os treinamentos, o sonho era fazer parte da seleção. Hoje, com o sonho realizado a gente tenta passar para a nova geração que não é impossível chegar até aqui”, disse Rafael Messias, que vai disputar os Jogos Pan-americanos, mundial e sul-americano.

Nenhum comentário: