sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rede hoteleira precisa de melhorias para recolocar Poços na Copa do Mundo

No último sábado, a Fifa anunciou as cidades que vão receber seleções para treinamentos durante a Copa do Mundo de 2014. Poços de Caldas, que pleiteava uma das vagas, acabou ficando de fora. A reportagem procurou respostas durante a semana, porém, a própria prefeitura foi pega de surpresa. Em contato com a comissão mineira em BH, a informação apontava que dois pontos foram determinantes na exclusão de Poços de Caldas. O primeiro é em relação ao aeroporto local, que não tem a capacidade estabelecida pela Fifa, que exige aviões com capacidade para 120 pessoas. O de Poços atualmente só pode receber aeronaves com capacidade para 70 pessoas. O outro ponto negativo é a rede hoteleira, apontada pela Fifa como insuficiente para atender bem ao evento de tamanho porte.

 Aeroporto
O secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos confirmou o recebimento de um documento apontando os itens que excluíram Poços. Segundo ele, baseado neste ofício, a cidade ainda tem chances de receber uma seleção, porém precisa de melhorias consideráveis nestes dois pontos. "Existe um compromisso do governador do Estado de melhorar o nosso aeroporto, com isto o local passaria a atender as exigências da entidade máxima do futebol mundial", diz o secretário.

 Hotéis
Na próxima segunda-feira (16), o secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos, a secretária de Desenvolvimento Econômico Cibele Melo Benjamin e o presidente da comissão Pró-Poços na Copa Laércio Otávio Martins vão se reunir com os hoteleiros para saber a real intenção do setor em investimentos para viabilizar a volta da cidade como possível subsede no Mundial. A Fifa cobra uma resposta rápida e esta reunião vai selar o destino de Poços no maior evento futebolístico mundial.

 Escolhidas
As cidades escolhidas em Minas Gerais foram Uberlândia, no triângulo mineiro, Araxá, no alto Paranaíba, Extrema, no sul de Minas, Juiz de Fora e Matias Barbosa, na zona da mata, e Montes Claros, no norte de Minas.
De acordo com o Comitê Organizador, mesmo com a divulgação da lista, não significa que as cidades mencionadas foram aprovadas definitivamente. Após a análise, serão feitos novos cortes para se chegar à primeira lista de potenciais CTS. Até o fim deste ano será feita uma relação de Centro de Treinamentos para a Copa do Mundo da Fifa. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais. Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013. O Comitê Organizador e a Fifa não têm nenhuma ingerência sobre a escolha das federações nacionais. A Fifa é responsável apenas pelo envio de uma circular para as federações e confederações nacionais informando os detalhes para o processo de seleção e inspeções de possíveis CTS no Brasil.

 Critérios
Segundo o site da Fifa, para a Copa 2014 os CTS precisam obedecer obrigatoriamente a quatro critérios. Primeiro, é preciso ter um centro de treinamento que fique no máximo a 20 minutos do hotel. Esse local de hospedagem, que precisa ter pelo menos 50 leitos e sala de reuniões, não pode estar distante mais de uma hora do aeroporto, com capacidade para receber aviões com mais de 120 passageiros, e por fim uma rede de hotelaria interessante, quesito que reprovou Poços de Caldas.

Nenhum comentário: