sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jogos Abertos Brasileiros têm início hoje em Poços

A 20ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) tem início hoje (27) em Poços de Caldas, com a participação de 1.530 atletas de nove Estados brasileiros, e segue até o 1o. de junho. Minas Gerais será representada por 210 atletas. Poços de Caldas, como cidade-sede, não terá equipes na disputa. A cerimônia de abertura está marcada para às 20h no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, com a presença do secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Bráulio Braz. A abertura contará com desfile das delegações dos Estados participantes e apresentações de ginástica rítmica e dança juvenil.
O evento contará com atletas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Estarão em disputa modalidades como vôlei, basquete, futsal, natação, judô e handebol.
Toda a estrutura esportiva da cidade estará à disposição dos participantes e algumas melhorias estão sendo feitas nos ginásios. Os amantes do esporte vão ter a oportunidade de assistir a competições de diversas modalidades.
Além de ceder os principais ginásios de Poços, a prefeitura ficará responsável pelo transporte dos coordenadores e da equipe de arbitragem. Será montada uma estrutura de atendimento médico, em que os alunos do curso de fisioterapia da Puc darão apoio. Segundo o secretário municipal de Esportes, Carlos Alberto dos Santos, a parceria do Estado com o Sindicato dos Hotéis ajudou para que Poços fosse escolhida. “Os jogos beneficiam a cidade no comércio e principalmente no turismo. A rede hoteleira da cidade também lucra com a hospedagem dos atletas”, afirma.
"O evento é um incremento às atividades esportivas já desenvolvidas no município, além de fomentar o turismo de eventos na cidade. A realização dos Jabs em Poços dá a dimensão da estrutura que já temos para a realização deste tipo de atividade, inclusive para eventos futuros, como as Olimpíadas Rio 2016", avalia o prefeito Paulo César Silva.
A delegação de Minas Gerais é composta pelas equipes vencedoras do Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas (Jimi) de 2010. Ano passado, o Estado ficou em 3º lugar no quadro geral de medalhas e em 5º no quadro geral de pontuação. Os atletas mineiros pertencem a equipes das cidades de Betim, Juiz de Fora, Juiz de Fora, Itaúna, Montes Claros, Uberlândia, Ipatinga, São Sebastião do Paraíso e Uberaba.
Os Jogos Abertos Brasileiro voltam a colocar Poços de Caldas em lugar de destaque no cenário esportivo nacional. A cidade, que não recebia eventos esportivos de grande porte desde a última Olimpíada Escolar, em 2009, se preparou para receber a nata do atual esporte especializado do Brasil. Várias praças esportivas receberam atenção especial nos últimos dias. Nenhum detalhe foi esquecido para que os atletas tenham a melhor estrutura à disposição. A competição trará para Poços equipes de ponta em todas as modalidades. O judô paulista, por exemplo, será representado pelo São Caetano, grande formador de campeões e que recentemente passou por reestruturação. "Não resta dúvida de que estamos recebendo um grande evento e faremos de tudo para causar boa impressão", disse o secretário de esportes.
O sábado será repleto de disputas pelos Jabs. Serão realizados os jogos do futsal, basquete, handebol e voleibol. As provas do atletismo e do judô acontecem hoje. A natação será disputada na piscina do Country Club e acontece hoje e amanhã.

Nenhum comentário: