terça-feira, 17 de maio de 2011

Caic Professor Arino desenvolve trabalho sobre atletismo

Com o objetivo de despertar o interesse pelo atletismo, professores do Recriança da escola Caic Professor Arino Ferreira Pinto desenvolveram um trabalho com alunos da série inicial ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além de valorizar o esporte, o trabalho mostrou a importância histórica de Chico Corredor.
Segundo os professores, a história de nossa cidade é marcada por essa uma personalidade, que fez e continua fazendo muito pelo atletismo em Poços de Caldas.
“Durante toda a vida ele se dedicou ao atletismo, sendo campeão em inúmeras disputas, superando contratempos e dificuldades, mas nunca deixando de concretizar o grande sonho de ser um grande atleta”, lembraram.
Considerando a importância de se realizar atividades físicas e todas as contribuições que o atletismo proporciona ao desenvolvimento integral dos estudantes, foi montado um projeto sobre a atividade. Os alunos tiveram oportunidade de aprender um pouco da história do atletismo, os principais atletas, os recordes mundiais e as inúmeras curiosidades que este esporte apresenta. “Consequentemente, surge a necessidade de apresentar aos estudantes a trajetória e as conquistas que este atleta alcançou no decorrer de sua vida, tanto para que sirva de exemplo de superação e determinação como para que se respeite e admire este profissional tão rico de experiências. Sr. Chico sempre se destacou pela determinação e engajamento no atletismo, além de estimular e incentivar as crianças dos projetos onde trabalha a iniciar a carreira esportiva e se destacar no atletismo, seja através de provas de velocidade, resistência, revezamento, salto em altura ou arremesso de peso”, contaram.
Para a professora Fabiana Arão, a iniciativa de se trabalhar o atletismo surgiu a partir de uma proposta feita pelo Programa Recriança, sendo o tema aliado de maneira interdisciplinar aos conteúdos abordados em sala, a fim de buscar a integração da prática pedagógica com a esportiva.
“Acredito que o projeto está sendo muito válido, uma vez que o trabalho de atletismo que o sr. Chico desenvolve em nossa unidade acaba envolvendo vários estudantes e, consequentemente, os pais e toda a comunidade. Além de ser um grande profissional preocupado em oportunizar aos alunos treinos e participações em várias competições, ele também está sempre atento às questões pessoais e sociais que cada atleta possa passar, tendo um olhar humano e individualizado para cada um deles”, relatou.
O aluno Edmilson Ferreira contou que há oito anos participa de treinos e competições com o sr. Chico e neste tempo aprendeu muito com ele, tanto em coisas referentes ao atletismo, como em lições de vida. “Ele nos ensina a ser pessoas melhores, que respeitam o próximo e estejam sempre dispostos a ajudar”, coloca.
Para o aluno Dalison Marcos da Silva, é uma felicidade treinar com uma pessoa que já passou por tantas experiências e dificuldades na vida, mas que nunca desistiu de seus sonhos. “O sr. Chico é como um pai para nós, que faz de tudo para que todo mundo possa viajar e participar das competições”, declarou.
O diretor da escola, José Reinaldo, em nome de todos os funcionários agradece a dedicação, o carinho e o empenho que o sr. Chico vem oferecendo durante todo esse tempo que trabalha com crianças e adolescentes. “Este trabalho faz, e sempre fará, a diferença para a comunidade, uma vez que os alunos e alunas sentem-se valorizados e incentivados a continuar na vida esportiva, desenvolvendo valores que são essenciais para a sua cidadania”, destacou.
O trabalho de iniciação ao atletismo ocorre já há alguns anos na escola, sempre dando oportunidade para os alunos que apresentam maior interesse e habilidade. “Com este projeto estamos iniciando o atletismo até mesmo com as crianças da série inicial, apresentando a elas o que são as raias, o cronômetro, as medidas de distância e tempo etc, estimulando a prática deste esporte desde bem cedo. Também foi montada na escola uma caixa de areia para que os estudantes possam começar a ter um maior contato com o salto em distância e se desenvolverem nesta modalidade”, relataram os professores. Foram montados também vários murais com as principais curiosidades do atletismo e com as personalidades que fizeram história na modalidade no Brasil. Foi exposto um mural com as fotos dos principais fatos que marcaram a vida do sr. Chico, mostrando várias competições, inúmeros grupos e também vários alunos da escola que estão constantemente se destacando em maratonas e competições em São Paulo e Minas Gerais.

Nenhum comentário: