quarta-feira, 25 de maio de 2011

Poços-caldense Raul Togni Filho é novo técnico do Minas

O poços-caldense Raul Togni Filho é o novo treinador do time do Minas de basquetel. O nome do novo técnico foi anunciado ontem. Ex-assistente do antigo treinador, o argentino Nestor Garcia, Raul Togni foi efetivado no comando do time pela diretoria. Ele já começa o trabalho no próximo mês, aproveitando jogadores formados nas divisões de base. A proposta do clube é justamente aproveitar os jovens atletas, apostando em uma solução caseira para revelar novos talentos.
Raul Togni Filho começou no basquetebol nas categorias de base da Associação Atlética Caldense.
Depois de deixar Poços de Caldas construiu carreira vitoriosa no basquetebol nacional. O Minas é uma segunda casa para o treinador, hoje com 46 anos.
No time de Belo Horizonte, atuou como jogador por 24 anos, e acumulou três passagens pelo time mineiro (1981 a 1985; 1991; 1995 a 1997). Como treinador, comandou o time do Bauru, em 2005, e depois assumiu como assistente no time do Minas, onde trabalhou, além de Nestor Garcia, com Flávio Davis. Também trabalhou com Moncho Monsalve, na Seleção Brasileira.
Raul Togni é pai do armador Raulzinho, grande revelação do clube nos últimos anos e que ainda não tem permanência assegurada para a próxima temporada. O novo treinador disse que ganhou experiência como assistente de técnicos como Flávio Davis e o próprio Nestor Garcia, que deixou o Minas para trabalhar no basquete da Venezuela. O objetivo do comandante é promover mais jogadores da base minas-tenista.
Há cerca de um ano e meio, o Mantiqueira entrevistou Raul Togni Filho que não descartou a vontade de um dia voltar a morar em Poços de Caldas. O técnico tem familiares e uma grande quantidades de amigos na cidade. “Quero voltar para Poços de Caldas quando encerrar minha carreira. Adoro esta cidade e tenho amigos que guardo no fundo do coração em Poços de Caldas”, disse ele.
Para Deusdedit de Assis Filho, o Dedão que foi companheiro de Raul nas categoria de base do basquete da Caldense, o Raul merece o sucesso que alcançou dentro do basquete brasileiro. " Raul sempre foi um atleta dedicado. Na Caldense ele sempre foi um exemplo de atleta dentro e fora das quadras, e estamos muito orgulhosos de ter um filho de Poços, destaque como jogador e agora como técnico”, disse Dedão.
A carreira - RAUL Togni Filho, nasceu no dia 23 de outubro de 1964, em Poços de Caldas (MG), graduado em Educação Física. Como jogador, defendeu o Minas em três oportunidades: de 1981 a 1985, em 1991 e de 1995 a 97. Começou a trabalhar como técnico em 2005, no time de Bauru (SP), onde foi campeão dos Jogos Abertos de Botucatu (2005) e dos Jogos Regionais de Piracicaba (2006), os dois com a equipe Sub-21. Atuou na Caldense, de Poços de Caldas, onde começou carreira, passando pelo Flamengo, Franca (SP), Corinthians (RS), Dharma, Minas e Bauru, além de duas passagens pela Seleção Brasileira (1991 e 1997), quando ficou em 3º lugar na Copa América, classificando o Brasil para o Mundial, além de disputar torneios na Espanha e na Holanda. Como assistente técnico da equipe Pitágoras/Minas, foi vice-campeão mineiro de 2006 e 4º lugar no CNBM 2006/07.
Em 2007, foi campeão Sul-Americano de Clubes; 3º lugar no Campeonato Carioca, quando o Pitágoras/Minas representou o Fluminense; campeão mineiro; campeão do International Tournament Haarlem Basketball Week (Copa de Natal Amsterdam de Basquete 2007), 4º colocado na Liga das Américas 2007/08; 3º colocado no CNBM/2008. Foi 3º colocado com o Pitágoras/Minas na primeira edição do NBB/2009. Ficou em 4º lugar no NBB 2009/10 com o Minas. Foi assistente da Seleção Brasileira Sub-17, técnico da equipe Sub-16 do Brasil e participou como assistente da Seleção Brasileira Adulta no comando do espanhol Moncho Monsalve.

Nenhum comentário: