quinta-feira, 12 de maio de 2011

Poços realiza evento de Luta Olímpica

No próximo dia 14 de maio, das 8 às 18h, no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha, será realizado o Primeiro Festival Interescolar de Luta Olímpica. O evento, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, terá a participação de 100 atletas de cinco cidades do Estado e também representará a etapa de abertura do Campeonato Mineiro, que vale pontos para o ranking nacional da modalidade.
Segundo o professor Luís Cláudio Patriani, que integra a comissão de organização, estudantes da rede de ensino podem participar da iniciativa, que também selecionará atletas de 12 a 17 anos para a equipe de Luta Olímpica de Poços de Caldas. “Nosso objetivo principal é apresentar o esporte para a comunidade. Queremos transformar Poços em pólo nacional de Luta Olímpica, tanto é que já estamos realizando na cidade o ‘Projeto Luta Olímpica’, que leva a prática e todos os ensinamentos para as escolas. Queremos popularizar a categoria entre os jovens e os adolescentes para, quem sabe, no futuro, formarmos aqui um centro de Luta Olímpica para atletas de alto nível”, destaca.
A luta olímpica é considerada um dos esportes mais antigos. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana.
São três as modalidades de lutas (greco-romana, livre e luta feminina), divididas por categorias: sete na Greco-romana; sete na Livre; e quatro na Feminina.
Estilo Livre e Greco Romano: a pontuação e as regras são as mesmas. O objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.
Os combates são disputados em três rounds de dois minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar o oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.
A diferença entre os estilos Livre e Greco Romano está em um simples aspecto. No segundo não é permitido utilizar os membros inferiores (pernas e pés), nem para o ataque nem para a defesa. Ou seja, só se pode usar os braços e o tronco. Desta maneira, exige-se mais preparo físico dos atletas com grandes projeções. Luta Feminina: São permitidos todos os golpes do Estilo Livre. Não há diferença nas regras nem pontuação, apenas o role (rolê) não pode ser realizado com a cinturada sobre os seios. Para as mulheres não existe disputa no estilo Greco-Romano.
Fonte: Confederação Brasileira de Lutas Associadas
Mais informações sobre o evento: 9120-7596, com Luís Cláudio Patriani
http://arenalutas.blogspot.com/

Nenhum comentário: