sábado, 28 de maio de 2011

Jogos Abertos transformam Poços na capital do esporte nacional

Tiveram início os Jogos Abertos Brasileiros. Até quarta-feira, Poços de Caldas reúne o melhor do esporte especializado e vira centro das atenções de jogadores e treinadores de ponta do cenário nacional. A cerimônia de abertura foi realizada na noite de ontem no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves.
O evento foi prestigiado por um grande número de autoridades, dentre elas o prefeito Paulo César Silva, o secretário municipal de Esportes Carlos Alberto dos Santos, o secretário estadual de Esportes de Minas Bráulio Braz e o subsecretário Alexandre Massura..
Para o prefeito Paulo Cesar Silva, receber os Jabs é prova de que a cidade conta com grande prestígio no cenário nacional. "Este evento mostra que os investimentos feitos para tentar vender a cidade, esportivamente falando, deram certo. Poços de Caldas tem uma quantidade de ginásios de excelente qualidade e isto faz muita diferença na escolha para sediarmos grandes competições como os Jogos Abertos e as Olimpíadas Escolares. Recentemente, estivemos no Rio de Janeiro onde fomos destaque durante a apresentação. Mais de 300 cidades estavam lá e todos ficaram impressionados com nossa apresentação. Largamos bem nesta empreitada e temos tudo para ser local de treinamento de atletas durante as Olimpíadas de 2016. Além do mais, temos ótima relação com o Cob e isto faz diferença", disse o prefeito.
Durante cinco dias as atenções do Brasil estão voltadas para Poços, que se transforma na capital do esporte especializado nacional.
Apresentações de ginástica rítmica e dança fizeram parte do cerimonial de abertura que contou com a presença de todas as delegações participantes.
As competições individuais e coletivas se iniciam hoje. Todas as competições reúnem campeões em seus Estados. Para o torcedor local existem algumas preferências. Gilberto Santos, que prestigiou o evento, disse que quer ver de perto as competições de judô e basquete. “Estou aqui na curiosidade e por gostar muito do esporte. Acredito que as competições de judô vão ser muito legais e vou fazer o possível para ir ao ginásio acompanhar as lutas. Se der tempo ainda quero ver o basquetebol”, disse ele. Mas não só as duas modalidades serão disputadas em alto nível. Os Jogos são um celeiro de campeões nacionais em todas as modalidades. Campeões da superliga de vôlei ou times praticamente imbatíveis, como o handebol de São Paulo, estão na cidade.
Para o subsecretário Massura, o esporte brasileiro precisa de competições como esta para se fortalecer e começar a fazer frente como exterior. Ele fala com conhecimento de causa, pois foi um dos melhores nadadores do esporte brasileiro, especialista nas provas de 100m costas e participante das equipes de 4x100m medley.
Conquistou medalhas de ouro nessas provas no Pan de Winnipeg em 1999. Participou das Olimpíadas de 1996 e 2000, representando o Flamengo nesta última. “Os Jabs são para o esporte brasileiro de fundamental importância. Estamos reunindo campeões estaduais numa competição de grande relevância. Hoje, se quisermos ganhar mais competições lá fora, nossos atletas precisam competir mais, porém, competir em alto nível. Acredito que apenas os Jabs não são suficientes para isto. Precisamos de mais e as Federações precisam apoiar e realizar competições de qualidade. O atleta precisa ter gana e querer a vitória. O Brasil precisa deste divisor de águas, sair das competições provincianas e partir para grandes eventos, só assim nossos atletas vão competir lá fora em igualdade de condições", disse Massura.
Segundo o ex-atleta, o esporte brasileiro apresenta evolução nos últimos tempos, porém precisa ir mais longe. “Precisa ser mais rápido, as mudanças estruturais precisam acontecer com mais eficiência”, completou.
Massura acredita que falta de apoio não pode servir de desculpa para maus resultados. “Temos leis de incentivo estadual e federal. Hoje o empresariado está se acostumando a se beneficiar com tudo isto. O caminho é melhorar, o governo apoiar e assim o empresário vai incentivar mais.

Nenhum comentário: