domingo, 1 de abril de 2012

Poços-caldense disputa Copa do Mundo de Paraglider. Brasil consegue resultado inédito

Poços de Caldas, MG - Entre os dias 18 e 24 de março a cidade de Castelo, no Espírito Santo, sediou a primeira etapa da Copa do Mundo de Paraglider (PWC). A Competição teve a participação de aproxidamente 130 pilotos, que proporcionaram um belíssimo espetáculo para o público que teve o privilégio de acompanhar o evento.
O Brasil - representado por 16 pilotos - conseguiu um resultado histórico, terminando pela primeira vez na terceira colocação. A França terminou no primeiro lugar, seguida pela Suíça. A Copa do Mundo é disputada em cinco etapas. As próximas acontecem na França, Portugal, Macedônia e Estados Unidos. Os 15 primeiros colocados de cada etapa se classificam para a superfinal, que será realizada este ano na Colômbia.
Cristiano Ricci da Silva representou Poços de Caldas no evento. Instrutor de voo, Ricci competiu em Castelo com um equipamento emprestado, por isto, segundo ele, seu despenho acabou ficando abaixo da expectativa. O piloto poços-caldense fechou sua participação na 42ª segunda colocação. "Sinceramente esperava um pouco mais do meu desempenho nesta competição, mesmo assim achei minha participação boa. Competi com um equipamento emprestado e tive pouco tempo para me adaptar com o material, por isto tive certa dificuldade", conta Ricci. O atleta mudou de categoria e por isto teve que pedir equipamento emprestado para ter condições de competir em sua nova categoria. No segundo dia,  o Poços-caldense já se sentia mais a vontade, chegando a ficar entre os cinco primeiros até perto do final, quando foi superado por vários pilotos.  
Cristiano treina na Academia Nafar com o professor Fernando. O atleta faz diversas simulações de provas durante a semana para ter maior facilidade durante competições como a Copa do Mundo. Para se classificar para a Copa do Mundo, Ricci contou com os resultados da ótima temporada passada, quando ranqueou entre os principais pilotos do Brasil.
O atleta agora se prepara para disputar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro no próximo dia 18. A competição também será no Espírito Santo. Ricci também disputará o Pico do Gavião Internacional Cup, em Andradas. Ele é o atual campeão da prova, que conta com vários pilotos do exterior. O Atleta lamenta a falta de apoio para o esporte em geral na cidade. "No momento tenho apenas o apoio da Academia Nafar. Estou conversando com o pessoal da Fatec e estamos tentando fechar uma parceria”, disse ele. O apoio será fundamental para o atleta disputar as próximas etapas da Copa do Mundo. “No momento estou apenas com a vontade em ir para o restante da competição, porém, se não tiver apoio financeiro dificilmente vou conseguir completar o circuito", disse o piloto.
Cristiano Ricci é instrutor de voo em Poços de Caldas e convida a população a conhecer o esporte. Segundo ele, as aulas são ministradas tanto para pessoas experientes, quanto para iniciantes. "A pessoa que quiser voar começa fazendo exercícios básicos no solo. Neste período ela tem aulas teóricas. Conforme vai pegando habilidade, começa os primeiros voos e no decorrer do tempo já estará realizando voos solos", disse Ricci. Os interessados podem ir até o clube de voo livre de Poços ou entrar em contato com Ricci pelo telefone 9185-6117.

Nenhum comentário: