domingo, 15 de janeiro de 2017

Canhoto assume a escolinha da Coopoços

Poços de Caldas,MG – A escolinha de futebol da Coopoços já tem um novo professor. O ex-jogador da Caldense e do Poços de Caldas Futebol Clube Luiz Fernando Cruz, o Canhoto, assume o lugar deixado por Wellington Guimarães, o Paulista, que assumiu o cargo de secretário de Esportes do governo Sérgio Azevedo. Canhoto e Paulista jogaram juntos no Vulcão, por isso o entrosamento desde aquela época foi fundamental para o convite. “Estou assumindo um novo desafio em minha vida, mas estou muito confiante e feliz em assumir a escolinha da Coopoços. Uma escolinha nova, porém, já muito vitoriosa e chego para mostrar meu valor e continuar o grande trabalho que vinha sendo feito pelo Paulista”, disse Canhoto.

Recente fim de carreira

Canhoto disputou o último Campeonato Mineiro pelo Guarani de Divinópolis e aos 31 anos ainda não pensava em deixar a carreira de jogador. Problemas familiares, no entanto, fizeram com que ele aceitasse o convite para comandar a escolinha da Coopoços. “Joguei o campeonato passado, mas a vida prega algumas surpresas e num curto período estou mudando tudo radicalmente. Tive tempo de fazer alguns cursos, tirar meu CREF e aceitar este novo desafio”, contou Canhoto, que recebeu o convite de Paulista no final de 2016. “Sei da história da escolinha da Coopoços, que apesar de nova é vencedora, os professores daqui fazem um ótimo trabalho e sei a responsabilidade que estou assumindo, mas com muito trabalho e muito estudo sei que vou conseguir agregar e manter o nível que vinha tendo com o professor Paulista e também com o Zé Carlos”, falou.

Primeira vez

Trabalhar com crianças é um desafio novo para o jovem professor. Como ainda vinha atuando como atleta profissional, a oportunidade na Coopoços é a primeira em sua carreira de lidar com jovens que sonham em se tornarem jogadores de futebol. “Será um desafio, mas tudo que já vivenciei no futebol me dá uma boa bagagem para ensinar coisas muito boas para esta garotada”.

Temporada

Canhoto foi apresentado durante a semana para a diretoria da Coopoços e começou, juntamente com José Carlos Quiciri, novo coordenador da escolinha, a traçar os projetos da temporada. Os treinos começam no próximo dia 23, no parque municipal, e logo acontecem as primeiras competições do ano. Até o início efetivo dos trabalhos novas reuniões serão feitas e tudo será planejado através de cronogramas. “Tenho algumas ideias que vou mostrar, conversar com o Zé Carlos, buscar conversar sobre metas e objetivos e depois começaremos o trabalho. Estou muito animado e não vejo a hora de tudo ter início pra valer”, falou Canhoto.

A carreira

Canhoto começou a carreira de jogador profissional em Andradas, depois foi para o Corinthians de Alagoas, onde ficou bastante tempo. Retornou para o sul de Minas e ficou um período de dois anos na Caldense. Na época, o presidente do clube era Albert Mareca e o treinador Zezito, um grande incentivador dos atletas locais. Depois, Canhoto teve passagens por Juventus-SP, Anapolina-GO. Recebeu convite de Giovane Gaspar para atuar pelo Vulcão. O ano era 2009 e o time recém-fundado realizaria uma boa campanha. “Aquele ano foi muito importante pois o time era muito bom e jogar profissionalmente na minha cidade foi incrível. Na época da Caldense eu ainda não era profissional e por isto o Vulcão teve grande importância na minha carreira”, contou Canhoto. Após deixar o Vulcão, ele voltou a rodar pelo futebol e jogou por clubes como Mogi Mirim, Crac, de Goiás, Atlético de Sorocaba e Guarani de Divinópolis. “Foram viagens, muitos jogos, muitas experiências que certamente vão ajudar na hora de trabalhar com os garotos da escolinha”. Canhoto tinha projeto de seguir jogando por mais quatro anos, porém, seu pai acabou adoecendo e com isto os planos mudaram.
“Quero ficar perto da família e por isto fui atrás de estudos para me tornar professor e sou muito feliz por ter aparecido a chance de trabalhar na Coopoços. Vou agarrar com unhas e dentes e mostrar meu valor. Tenho muito a agregar a esta escolinha vencedora”, finaliza Canhoto.

Nenhum comentário: