quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Caldense enfrentará Corinthians pela 9ª vez

Caldense enfrentará Corinthians pela 9ª vez

Ao longo dos anos, a Veterana enfrentou o Timão em diversas oportunidades, sempre em partidas amistosas. O jogo de estreia na Copa do Brasil 2017 marcará o primeiro confronto por uma competição oficial entre as equipes. Justamente pelo fato de nunca ter ocorrido uma partida oficial, são pouquíssimos os registros encontrados sobre os duelos, restando apenas vagas memórias de torcedores e jogadores que tiveram o privilégio de presenciar os eventos. O histórico encontrado relata 8 jogos, sendo 5 vitórias do Corinthians e 3 empates. A Veterana marcou 7 gols e sofreu 17.

O primeiro jogo entre o periquito e o mosqueteiro aconteceu no dia 18/06/1950 em Poços, e a Veterana foi derrotada por 3x1. Outra partida marcante foi a inauguração das arquibancadas do Estádio Coronel Cristiano Osório, em 13/02/1972 no triunfo dos alvinegros por 2x1. Esse jogo ficou marcado, pois Jota Lopes, então camisa 10 da Veterana, foi destaque na imprensa esportiva nacional. “Contra o Corinthians, fui eleito o melhor jogador em campo pela Rádio Bandeirantes e ganhei até um troféu” – disse o craque. Em 1974, mais um amistoso, dessa vez terminando em 1x1.

Anos mais tarde, em 1977, depois de muitos anos mandando jogos no Cristiano Osório, a Caldense recebeu a informação de que o governo estadual iria construir um novo estádio em Poços de Caldas, o qual seria utilizado como casa pela Veterana. O Estado doou um terreno para a cidade e a prefeitura concedeu todos os materiais para execução da obra. Após um ano de construção, inaugurou-se o Ronaldão, em 4 de setembro de 1979. Para a festa de inauguração, um grande jogo. A Caldense enfrentou o Corinthians e foi derrotada por 3 a 0. O jogador Basílio, da equipe alvinegra, foi o responsável por marcar o primeiro gol da história do estádio, que contou com a presença de 11.744 torcedores. A equipe alvinegra contava com um time invejável, desde o goleiro Jairo até o Dr. Sócrates e tinha acabado de conquistar o Paulista de 1977 após 23 anos, estavam em grande fase. “A Caldense mostrou um grande futebol, mas prevaleceu o Corinthians bem superior” – disse Paulo Roberto, lateral esquerdo e capitão na época.

Passado alguns anos, novos jogos foram marcados. Mais dois empates em 1x1, tanto em 24/01/1988 quanto em 29/01/1989. O último confronto que se tem registro aconteceu em 18/01/1998 com vitória do Corinthians por 4x1. O ex-presidente do clube, Albert Mareca, fala das suas lembranças desses eventos: “Em um dos jogos que tive a oportunidade de assistir, lembro de o árbitro Aldo Lobo sair no tapa com um jogador do Corinthians. Nas vésperas de uma outra partida, durante os treinos, tinha um torcedor xingando os jogadores do Corinthians e o Neto se enfezou e saiu correndo atrás dele. Foram situações que ficaram marcadas na história da Caldense”. Um outro confronto foi encontrado com o placar de 2x1 para o Timão, mas não se tem a data do duelo, acredita-se que tenha sido um jogo-treino no ano de 2012 contra o sub-20 do Timão. A Veterana nunca derrotou o Corinthians. Será que dessa vez ela conseguirá esse feito histórico? É aguardar pra ver!

Nenhum comentário: