sábado, 7 de janeiro de 2017

Abandono do parque municipal é o maior desafio da Secretaria de Esportes

Poços de Caldas, MG – “O parque possui vários atrativos, como quadras, pista de bicicross, pista de cooper, pista de skate, mesa para jogos de dama e xadrez, palco fixo, parquinhos infantis, campo de futebol, lago artificial, quiosques e aparelhos para ginástica. Tudo isto em meio a canteiros de rosas, hortênsias e pinheiros”. Este texto faz parte de uma propaganda que é facilmente encontrada no mecanismo de busca online Google. Não é mentira. O Parque Municipal Antônio Molinari tem realmente tudo o que está descrito. O grande problema é que tudo está num estado de abandono impressionante. A reportagem visitou o local na tarde de ontem e constatou inúmeros e graves problemas que se tornam um dos maiores desafios da Secretaria de Esportes.
Além do estado de abandono, podem ser vistos sinais de vandalismo, arquibancadas completamente destruídas, entre outros problemas. Segundo alguns moradores das proximidades, depois que o vigia que toma conta do local vai embora, por volta das 22h, grupos de rapazes entram no local por buracos na cerca e ficam a noite toda no parque. Eles chegaram a danificar a porta de proteção do padrão de luz para acenderem os refletores. A finalidade neste caso vai além de uma simples partida de futebol e, segundo os moradores, ali acontece de tudo.
A reportagem procurou o secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista, que comentou sobre o assunto e prometeu muito empenho para resolver os problemas. “Vamos, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, buscar solucionar os problemas no parque e também no Country Club, que encontra numa situação muito ruim. Sabemos da importância destas praças esportivas para a comunidade e elas precisam estar em boas condições de uso. Assumimos a Secretaria agora e por isso vai demorar um pouco para conseguir solucionar os problemas, mas podem ter certeza que vamos nos dedicar para acabar com este estado de abandono”, falou Paulista.

Outros problemas

Paulista salientou que o parque municipal é um dos problemas mais graves, porém, quase 100% das praças esportivas municipais se encontram na mesma situação. Todas enfrentam problemas de segurança, tráfico de drogas, má conservação. O mais grave é que todas precisam de soluções urgentes e a Secretaria tem um orçamento bastante apertado. Além do mais, alguns serviços dependem da Secretaria de Obras, que também está sobrecarregada com outras diversas situações encontradas pela cidade. “Estamos visitando as praças esportivas, analisando todos os problemas e vamos correr para buscar as soluções. Se o dinheiro da Secretaria for curto para resolver, vamos também atrás de parcerias público-privadas. O que eu garanto é que do jeito que está não vai ficar”, finalizou Paulista.

Nenhum comentário: