sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Shotyugueiko de Divinolândia reúne atletas e professores de todo o Brasil

Divinolândia, SP - A vizinha Divinolândia está sediando seu tradicional Shotyugueiko - o treinamento de verão - organizado pelos senseis Danilo Pietrucci (anfitrião, técnico graduado pela CBJ e técnico das equipes de base de São Paulo) e Elton Fiebig (campeão mundial de veteranos e relações públicas do evento, além de contador de causos do judô). Fiebig é do Projeto Soma de Poços de Caldas e mobiliza vários projetos. Cerca de 200 atletas de 17 Estados estão concentrados em regime de treinamentos intensos durante toda a semana. Na manhã de ontem, o Mantiqueira esteve presente no evento e acompanhou a cerimônia de abertura, que teve presença de várias autoridades, além do vice-campeão olímpico em Sidney, em 2000, Carlos Eduardo Honorato. “Este ano o evento está bastante concorrido, com atletas de todo o Brasil, mais de 30 professores, além de alguns convidados muito especiais e de grande importância para o judô brasileiro. Este evento abre a temporada com um grande treinamento, em que todos os atletas ficam concentrados o tempo todo e durante este período eles respiram apenas o judô”, contou Elton Fiebig. Além de Fiebig, Danilo Pietrucci e Carlos Honorato, o evento conta com presenças ilustres de Frederico Flexa, campeão dos Jogos Pan-americanos e judoca olímpico, Marcos Barbosa, integrante da Seleção Brasileira de Judô e grande mestre do Jiu-Jitsu, Cleber do Carmo, vice-campeão mundial de veteranos e delegado regional Mogiana, Luis Cesar Merli, campeão sul-americano de veteranos e formador de atletas da seleção, e Pedro Dias, atleta olímpico português, medalhista em Copas do Mundo e atualmente técnico em Maringá-PR.
“Para nós este evento vem agregar e dar qualidade ao nosso trabalho. Ele é tradicional dentro do calendário da Federação Paulista de Judô, mas na realidade atende ao Brasil todo”, contou Fiebig. As atividades em Divinolândia contam com alunos e professores do Amazonas, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outros. “Este Shotyugueiko de Divinolândia é um evento que deu muito certo e a tendência é crescer a cada ano. Já são 12 anos desde a primeira edição e a procura e interesse por parte dos professores e alunos só aumenta”, falou Fiebig, que tenta trazer o evento para Poços de Caldas em breve. Segundo o sensei, já foi iniciada uma conversa com os membros da Associação dos Grand Masters e os primeiros contatos foram positivos. Segundo Fiebig, agora falta conversar com a nova administração poços-caldense para ver se existe interesse num apoio. “Vamos procurar o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário Paulista, para que Poços realize o evento e ainda receba atletas do Brasil e também de outras partes do mundo. São pessoas que vão desfrutar do nosso esporte, conhecer a cidade e movimentar a parte turística de Poços de Caldas”, finalizou Fiebig.
O Shotyugueiko em Divinolândia segue até este sábado (14) e as atividades acontecem no ginásio municipal de esportes. Os participantes estão alojados na escola municipal Euclides da Cunha.

Shotyugueiko 

No Japão, o Shotyugueiko é uma tradição centenária. É realizado todo o ano desde a fundação da academia Kodokan, a primeira de judô do mundo, onde, em 1882, Jigoro Kano idealizou o esporte. Os judocas se reúnem no verão (shotyugueiko) e no inverno (kangueiko) a fim de testar seus limites físicos e mentais, já que passam por intensos treinamentos em horários inusitados, inclusive durante as madrugadas.

Nenhum comentário: