sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Morre Carlos Alberto Silva, ex-técnico da Caldense e seleção brasileira

Poços de Caldas, MG - Morreu ontem, em Belo Horizonte, um dos mais importantes treinadores do futebol brasileiro. Carlos Alberto Silva tinha 77 anos e estava com a saúde bastante debilitada. Há cerca de um mês, o ex-treinador da Caldense e seleção brasileira foi submetido a uma cirurgia no coração e vinha se recuperando bem. A causa da morte ainda não foi divulgada. O sepultamento será em Belo Horizonte. O treinador era de Bom Jardim de Minas.


Passagem pela Caldense

Na década de 70 ele marcou sua história em Poços de Caldas. Em 1975 o treinador comandou a Caldense, que teve um de seus melhores anos. Depois de 16 vitórias no Campeonato Mineiro, Silva levou o time de Poços de Caldas a conquistar o título de campeã mineira do interior. O ex-presidente da Veterana Laércio Martins lembrou nas redes sociais que mesmo depois da fama Silva nunca se esqueceu de um aniversário da Caldense. “Depois que deixou nossa Caldense ele foi para o Guarani de Campinas, conquistou o Campeonato Brasileiro, mas nunca esquecia do aniversario da Veterana. Sempre se manifestava de alguma forma com muito carinho sobre a Caldense”, falou Martins.
Outro que se lembra com carinho da passagem de Carlos Alberto Silva por Poços de Caldas é Tadeu Ranauro, torcedor do Flamengo e um amante do bom futebol. Ranauro lembra algumas histórias do treinador que tinha fala de linha dura. Uma dela aconteceu com Cafuringa, um dos jogadores mais importantes da história da Caldense. “O Cafuringa foi jogar com a Caldense em Belo Horizonte, não me lembro se contra Cruzeiro ou Atlético. No hotel que estavam concentrados o jogador fez uma gracinha com a camareira e ela contou para o Carlos Alberto. Ele não teve dúvidas e deu uns petelecos na orelha do craque, colocou ele no ônibus de volta para Poços”, contou Ranauro, que ouviu a história do próprio Cafuringa. “Carlos Alberto era muito amigo do meu tio Lolo, ele morava no Hotel Continental. Uma pessoa inesquecível e que vai fazer muita falta”, finalizou Ranauro.

A carreira

Silva foi campeão brasileiro de 1978 com o Guarani, de Campinas. O comandante ainda treinou outros times, como Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e América-MG. Fora do Brasil, o treinador ainda passou pelo Porto, onde foi bicampeão português em 1992 e 1993, e pelo Japão, onde comandou o campeão japonês no Yomiuri Kawasaki.
Já na seleção brasileira, Carlos Alberto Silva conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, além do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianópolis, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: