terça-feira, 21 de setembro de 2010

Atletas de Poços conquistam troféus no squash

ACS/Caldense - Poços de Caldas, MG - No último domingo (19), os mais de mil espectadores do 8º Open Caldense de Squash conheceram os campeões e vices das dez categorias disputadas. Os atletas poços-caldenses chegaram às finais de quatro categorias. Helena Dias foi vice-campeã da Feminina A; Rodrigo Garcia levou a melhor na final disputada com o também atleta de Poços Guilherme Nakadaira na 6ª classe; Ailton Lopes – professor de squash da Caldense – foi campeão da 3ª classe e Franco Otávio – atleta e diretor de squash do clube – foi vice-campeão da 1ª classe.
Além dos finalistas nas categorias amadoras do torneio, a Caldense também foi bem representada na classe Profissional. Renato Alves chegou às semifinais da categoria, recebendo premiação em dinheiro. O campeão profissional do 8º Open Caldense de Squash foi o atleta de Campinas-SP, Josemar Silva, o Kiki.
Segundo ele, o aberto de squash de Poços é um dos melhores de todo o circuito regional. “O nível técnico deste torneio foi excelente. Nunca vi um grau tão elevado quanto este, principalmente em se tratando de torneios realizados no interior. Parabéns à organização do evento. Tudo funcionou perfeitamente”, declara.
O campeão profissional do torneio conta que joga squash há dez anos. Em 2010, entrou para a elite do esporte. Agora, faz planos para sua carreira e elogia a estrutura da Caldense para a realização de importantes torneios. “Desde meus seis anos de idade venho jogar nas quadras da Caldense, acho a infraestrutura do clube maravilhosa.
Pretendo ainda vir muito a Poços para treinar para novas competições. Neste ano, meus planos são vencer o sub-19 de squash e ficar entre os 350 melhores atletas do mundo na modalidade”, revela Silva.
O atleta e diretor de Squash da Caldense revela que o 8º Open Caldense superou as expectativas da organização. “Inicialmente, esperávamos cerca de 100 competidores, mas acabamos recebendo 120 inscrições em todas as modalidades. Tivemos também alta rotatividade de pessoas no clube devido ao torneio. Isso mostra a tradição que os nossos abertos de squash conquistaram ao longo desses oito anos de organização do evento. Para nós, é motivo de alegria saber que a Caldense tem contribuído para propagar o nome de Poços a todo o Brasil”, declara Franco Otávio.
Ontem, também foram realizados nos ginásios poliesportivos da Caldense o Torneio Interno de Futsal (para alunos nascidos em 1996, 1997 e 1998) e o Festival Interno de Vôlei – do Projeto de Iniciação Esportiva 5 da Petrobras. Os eventos começaram às 9h e reuniram dezenas de alunos, de ambas as modalidades, nas competições internas do clube.
No futsal foram inscritas quatro equipes, colégio Pio XII, Caldense A, Caldense B e Projeto dos Correios. Todos os times jogaram entre si e a equipe vencedora da competição foi a Caldense A, seguida pelo Pio XII, Projeto dos Correios e Caldense B. Segundo o técnico dos times da Veterana e professor de futsal do clube, Júnio Aparecido Pereira, o Juninho, a realização do torneio foi uma forma de motivar os alunos na carreira esportiva, já que em Poços quase não existem torneios de futsal.
“Essa é uma forma de promover a modalidade na cidade e gerar interação entre os jogadores. Equipe da Caldense A mostrou-se bastante forte e a do Pio XII também surpreendeu. Entretanto, o cunho educativo do evento é o principal. A educação através do esporte é uma das melhores formas de instruir as crianças e os adolescentes no caminho certo, sobretudo proporcionando-lhes ocupação e inclusão social”, afirma Juninho.

Nenhum comentário: