quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Departamento de futebol profissional da Caldense inicia atividades em outubro

A volta do futebol profissional da Caldense já tem data, 19 de outubro. Paulo Cesar Catanoce e sua comissão técnica apresentam as novidades para a temporada 2011, quando a equipe de Poços de Caldas disputará mais uma edição do Campeonato Mineiro da elite. Além de Catanoce a comissão técnica da Caldense será composta por Aldo Lobo, como diretor e Alex Joaquim, supervisor de futebol. Não haverá o cargo de gerente de futebol, que era ocupado por Jânio Joaquim. Na tarde de hoje, Catanoce estará no CT Ninho dos Periquitos, onde vai falar com a imprensa. A pauta será o foco do seu trabalho, que já teve início há alguns dias.
O Mantiqueira entrevistou ontem o atual presidente Laércio Martins, que deixa o cargo em dezembro, Aldo Lobo, diretor de futebol, e Luiz Carlos Marques, do conselho deliberativo, que falaram das novidades para este início dos trabalhos. Laércio Martins não adiantou nomes de jogadores que vão compor o elenco mas disse que a menção de Eugenio Salomão, Baiano, como auxiliar técnico de Catanoce foi mera especulação. "Não sei de onde apareceu o nome de Baiano. É o Catanoce quem vai decidir seu auxiliar. Baiano é funcionário do Atlético Mineiro e dificilmente seria liberado para trabalhar em Poços de Caldas", disse.
Mantiqueira – Já está tudo certo entre Caldense e Catanoce?
Laércio Martins – Tudo certo. O Catanoce foi contratado pelo diretor de futebol Aldo Lobo, com autorização do presidente, e ele já está trabalhando na montagem do time para a próxima temporada. Optamos por manter o treinador que fechou nossa participação no último campeonato mineiro por entendermos que ele fez um bom trabalho e tem plenas condições de formar um time forte para realizar uma grande campanha ano que vem.
Mantiqueira – Quais os nomes da comissão técnica?
Laércio Martins – Procuramos manter alguns nomes. O preparador físico será o Luiz Carlos Caldiron. Ele é uma pessoa que tem nossa total confiança. O Wagner Souza será o auxiliar do Caldiron. Outro que continua trabalhando com o futebol profissional da Caldense é o Flávio Fernando Dias, que será nosso massagista. O treinador de goleiros será o Brito. Ele foi indicado pelo Catanoce. O roupeiro será o Tim.
Mantiqueira – Os trabalhos começam quando?
Laércio Martins – Dia 19 de outubro, às 15h, o CT será reaberto para o início dos trabalhos. Neste dia serão apresentados toda a comissão técnica e alguns jogadores que vão disputar a próxima temporada.
Mantiqueira – Como está sendo feito o trabalho do Catanoce para montar o time?
Laércio Martins – Ele já vem trabalhando há algum tempo nesta montagem do time da Caldense. Ele tem visto muitos jogos, principalmente pelo interior de São Paulo e com certeza trará bastante novidades para a torcida da Veterana. Ele vem relatando tudo o que acontece para o Aldo Lobo e tudo está muito bem encaminhado.
Mantiqueira – Catanoce já falou nomes de jogadores que podem atuar pela Caldense ano que vem?
Laércio – Vamos ter alguns retornos de atletas que estavam emprestados. Waldery, Maxsuel, Xandinho, Luisinho, Felix, Fabiano e Campestrinho são nomes certos que estarão no grupo. Em relação aos novos nomes que vão fazer parte do time não dá para divulgar nada ainda pois até o momento ninguém assinou contrato e vamos esperar acertar tudo direitinho para depois fazer o anúncio oficial. Garanto que qualquer nome que for citado por este ou aquele será mera especulação. Quero deixar o cargo em dezembro com tudo muito bem encaminhado no futebol profissional, o time todo montado para que quando o próximo presidente assumir encontre tudo muito bem encaminhado. Isto é uma obrigação nossa, sei que tudo pronto é praticamente impossível mas o que puder adiantar vou fazer.
Mantiqueira – Como foi a decisão de se afastar da presidência do clube?
Láercio Martins – Eu preciso cuidar um pouco mais da minha vida. A empresa – GM Costa – está crescendo muito fora de Poços de Caldas e preciso ajudar meus irmãos na administração. Hoje eu fico praticamente quase o dia todo à disposição da Caldense e isto estava precisando mudar um pouco. Acho também que chegou a hora de dar oportunidade para outras pessoas que também têm condições de comandar o clube.
Mantiqueira – Você acha que foi seu último mandato à frente da Caldense?
Laércio – Não posso dizer isto. Não sabemos o dia de amanhã. A Caldense para mim é uma grande paixão é será difícil ficar longe. Quando deixei a presidência em 2004 minha intenção era de não mais voltar, porém dois anos depois eu estava de volta. Naquela época eu tinha plena certeza de que minha saída era definitiva. Por isto hoje não posso dizer que não volto algum dia mas acho que chegou o momento de parar e cuidar da minha vida. Deixo a Caldense a partir de janeiro em boas mãos. O Antonio Bento Gonçalves, hoje vice-presidente, é uma pessoa de muita responsabilidade, já foi presidente da Caldense e tem totais condições de tocar a Caldense muito bem. O Toninho está muito bem aparado pelo Bambini, que será seu vice-presidente. É uma pessoa que sempre me ajudou muito, tem uma grande qualidade profissional. É dono de um grande caráter. Junto aos dois estará ainda meu filho Franco Martins, que é apaixonado pelo clube, ama o squash e vem prestando um serviço muito grande para a Caldense. Tenho certeza que ele dará uma força muito importante para o futebol se o presidente precisar. Por tudo isto deixo o clube tranquilo, pois estou colocando pessoas de qualidade para continuar o trabalho. A Caldense é um patrimônio muito grande e não poderia ficar nas mãos de qualquer pessoa. Agora vou cuidar da minha vida, me dedicar à família e à empresa.
Mantiqueira – Você vai se afastar completamente da Caldense?
Laércio – Sou conselheiro nato e sempre que for preciso vou tentar ajudar da melhor maneira possível. A principal finalidade é que a Caldense cresça cada vez mais. Já conversei bastante com o Toninho sobre o departamento de futebol profissional e acredito que ele vai receber tudo pronto para a temporada e terá poucos detalhes neste setor para resolver. O Aldo Lobo será o principal responsável pelo setor. Ele foi uma grata surpresa que tive, é uma pessoa muito séria, "casou" com a Caldense e veio ao encontro do que a Caldense precisa e vai ajudar muito o futebol profissional nas próximas temporadas.
Mantiqueira – O Franco está sendo preparado para ser um futuro presidente da Caldense?
Laércio – Quem vai ser presidente será aquele que mais se dedicar dentro do clube. Temos hoje mais de 60 conselheiros e todos em condições de ser presidente da Associação Atlética Caldense. Sendo meu filho ou não, se um dia ele merecer, ficará a seu critério. Não será por minha causa que ele será presidente. Hoje eu sei que ele se dedica muito ao clube, faz um trabalho muito forte com o squash além de gostar muito do futebol. Este ano por exemplo ele ajudou bastante, principalmente nos momentos mais delicados que a Caldense viveu, ele foi uma força muito importante. Se no futuro ele será o presidente da Caldense isto só ele vai poder responder com trabalho e principalmente sua vontade própria em assumir o cargo.
Mantiqueira – E como ficará o seu lado torcedor?
Laércio – Vou estar mais ligado que nunca. Vou acompanhar os jogos, se precisar ajudar eu vou correr atrás e, como disse antes, este clube é minha paixão. Sendo ou não presidente vou torcer muito pela Caldense, como sempre fiz. Desde muito pequeno meu pai sempre me levava ao estádio para ver a Caldense e enquanto eu tiver forças vou acompanhar de perto este querido time. Gosto muito de torcer em casa, ouvindo no radinho, vou fazer visitas ao CT, rezar com os jogadores, pois isto é importante.
Mantiqueira – Qual o foco deste início de trabalho?
Aldo Lobo – Nossa intenção é fazer um futebol que não passe tanto sufoco como passamos em 2010 e acredito muito no que está sendo feito já há algum tempo. O Catanoce está de volta, mantivemos quase toda a comissão técnica e muitos atletas já foram sondados, muitos já estão quase certos e a torcida pode esperar um time forte. O principal foco são atletas do interior paulista, mas o Catanoce está viajando muito e jogadores de outros Estados também estão sendo observados. A contratação do Catanoce antecipadamente foi justamente para que todos os jogadores contratados pelo clube tenham o seu aval. Ele tem um grande conhecimento no interior paulista, é uma pessoa muito bem relacionada e por isto o trabalho tem tudo para dar um bom resultado dentro de campo. A Caldense será muito forte no próximo campeonato mineiro e esta certeza a torcida pode ter.
Mantiqueira – Como anda o trabalho de bastidores da Caldense para evitar problemas inesperados?
Aldo – Desde que estou na Caldense, no final de 2007, o relacionamento nosso na Federação Mineira de Futebol mudou muito. Hoje a Caldense é muito bem conceituada na Federação e isto foi graças ao trabalho de bastidores feito nos últimos anos e acredito que atrapalhar nosso trabalho eles não vão e nós vamos procurar trabalhar para que eles possam oferecer alguma coisa boa para o clube. Esta relação de cordialidade é muito boa para todo mundo.
Mantiqueira – Apesar de ainda ser muito cedo para o assunto, a pergunta do torcedor é se existe interesse em manter o futebol o ano todo no clube. Como está este pensamento para a próxima temporada?
Aldo – Vamos manter o mesmo pensamento de outras temporadas. Se o time, em campo, conseguir a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro existe a vontade de participar do campeonato. Caso contrário dificilmente o futebol continuará no segundo semestre. Participar da Taça Minas está descartado pois se trata de uma competição que onera muito um clube, tem muito gasto e o clube não tem nenhuma ajuda. A Copa Brasil é uma competição incerta para os times menores. As vezes monta-se uma equipe cara que é desclassificada logo na primeira fase. A única chance da Caldense manter futebol ano todo é a vaga para o Brasileirão da Série D.
Mantiqueira – Como será sua nova função no clube?
Luiz Carlos Marques – Estou começando este novo trabalho como presidente do Conselho Deliberativo. Estou na Caldense há muito tempo, tenho um grande amor pelo clube e vamos fazer um trabalho de seriedade, companheirismo, com a finalidade de sempre ajudar o presidente em todos os problemas, sempre pensando no crescimento da Caldense, que cuida do bem-estar do seu sócio. Com a mudança de presidente tenho certeza que a mesma filosofia de trabalho será mantida. O sr. Antônio Bento Gonçalves conhece bastante o clube, já foi presidente, somos amigos de longa data e o trabalho seguirá na mesma linha do presidente Laércio Martins.

Nenhum comentário: