terça-feira, 7 de setembro de 2010

Caldense completa 85 anos como principal força do sul de Minas

Fundada em 7 de setembro de 1925, a Caldense completa hoje 85 anos com o status de principal time do sul de Minas, sendo a única que se mantém na elite de Minas Gerais na região.
No futebol de campo a Veterana viveu sua melhor fase em 2002, quando conquistou resultados expressivos. O time foi campeão mineiro, vice do Supercampeonato Mineiro e ainda buscou uma vaga na Copa Sul Minas, num quadrangular que tinha equipes do porte do Avai, hoje na primeira divisão brasileira, e Guarany de Venâncio Ayres, na época comandado por Mano Menezes, atual técnico da seleção brasileira.
A principal conquista no entanto é o campeonato mineiro de 2002, disputado até a última rodada com o Ipatinga. O time da Caldense iniciou a competição com Zezito e depois foi substituído por Walter Ferreira. O grupo foi um dos melhores da história da Veterana, a começar pelo goleiro Gilberto, Paulista, que ficou marcado por ser um dos que vestiram as cores da Caldense, Gustavinho, um dos principais atacantes da história recente da Veterana, e o inesquecível Carioca, homem de gols decisivos, como o segundo diante do Nacional na partida que deu o título para a Veterana. Estes 85 anos de história no entanto não podem ser resumidos apenas a alguns jogadores. Passaram pela Veterana nomes importantes do futebol brasileiro, como o grande Mauro Ramos de Oliveira, eternizado como capitão da seleção brasileira nos anos 60, que deixou Bellini na reserva em 1962 e levantou a taça para todo o mundo ver que o Brasil era bicampeão mundial, Ailton Lira, ídolo da torcida do Santos, quem não se lembra de Nildo, que jogando pela Veterana acabou chamando a atenção do Grêmio e com as cores do time gaúcho foi seu principal nome durante algumas temporadas. Temos aqueles que ainda hoje estão em Poços de Caldas e amam o futebol local, como Lelo, atual secretário de Esportes, centroavante nos anos 70, Jânio, que por muitos anos esteve à frente da zaga esmeraldina, Jota Lopes, ainda hoje com forte ligação com o clube verde e branco, e Paulo Roberto, lateral que marcou época e um dos comentaristas esportivos mais respeitados da cidade, além de Marcos Vinícius, que saiu da Caldense para brilhar no Cuzeiro. Claro que inúmeros grande nomes da Caldense não foram citados. É impossível falar de todos em apenas uma matéria.
A Caldense foi ainda, ao longo destes seus 85 anos, o principal clube do esporte especializado de Poços de Caldas. O time é destaque no basquete, voleibol, tênis de mesa, squash, futsal, entre outros.
Profissionais de primeira linha, como Júlio e Molina no basquete, Cesinha no voleibol feminino, Felipinho no tênis de mesa e Franco no Squash, lutam para deixar o nome do clube e da cidade em destaque em Minas.O squash recentemente foi campeão da etapa de Poços de Caldas do Campeonato Mineiro da modalidade.
O clube hoje é considerado um dos principais do interior do Brasil. Piscinas, quadras de tênis, futsal e uma moderna academia, inaugurada há um ano, são opções para seus frequentadores. "Trabalhamos muito para que a Caldense fosse um clube grande e hoje, ao completar 85 anos fico feliz por ter ajudado muito nesta história de sucesso do nosso querido clube", disse Láercio Martins, presidente da Caldense.

Nenhum comentário: