domingo, 26 de setembro de 2010

“Juda Noís” fica em segundo

Itaipava, 25 de setembro de 2010 - O tempo nublado e a chuva da véspera tomaram os competidores de surpresa e trouxeram desafio extra para uma das mais disputadas etapas do Mitsubishi Outdoor, ocorrida neste sábado, na cidade de Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro. A quinta etapa do calendário 2010 do rali de estratégias e tarefas marcou o recorde de inscritos na competição, divididos nas categorias Fun, para os iniciantes, e Extreme, para os mais experientes, e ofereceu diversas provas que testaram os limites físicos e de raciocínio dos amantes de 4X4.
Distante 60 quilômetros de Petrópolis, Itaipava orgulha-se de "dividir" geografia e arquitetura com a vizinha mais famosa. Além das serras, rios e cachoeiras, a região, encravada em uma das últimas reservas de Mata Atlântica, é conhecida pelas imensas plantações de café e pelos casarões históricos que datam do tempo que D. Pedro II e a família real passaram a explorar a região, no século XIX.
A largada foi dada no Museu Rodoviário e a prova avançou a fronteira das Minas Gerais, passando pelas cidades mineiras de Belmiro Braga, Matias Barbosa, Simão Pereira e Levy Gasparian. No total, a área em que esta etapa de desenrolou supera os 800 km².
Além de trilhas variadas para desafiar as equipes, as criativas provas envolvidas nos PCs foram as maiores atrações. Caso da Stand-Up, uma espécie de jangada inventada no Havaí, onde o participante teve de se equilibrar e remar por aproximadamente 100 metros para resgatar a bandeira e pontuar. Ou a de São José de Três Ilhas, em que a equipe teve de escalar uma igreja e, com a foto do local na mão, identificar sete erros na praça em frente.
Na categoria Extreme, para os mais experientes, os grandes vencedores pertencem à equipe Papa-Léguas, com 4211 pontos. O piloto Tercio Amaral de Camargo definiu a prova como espetacular. "O grupo cumpriu todos os PCs de aventura e tarefa. A prova foi desafiadora, mas a estratégia definiu tudo e não tivemos muitos erros de navegação e pilotagem", explicou.
A prova de Stand-up foi considerada a mais divertida pelo grupo, que guiou uma L200 e uma Pajero TR4, bem como a do Jogo dos Sete Erros, em São José das Três Ilhas. Em segundo lugar ficou a equipe Juda Nóis. Já veterana de pódios, a equipe, que fez 3720 pontos, quer batalhar para conquistar o primeiro lugar na Etapa de Ribeirão Preto, a última do calendário da competição. "Fomos duas vezes segundo lugar e duas vezes terceiro. Queremos o lugar mais alto na próxima etapa", disse Carlos Eduardo Sales, da equipe de Poços de Caldas/MG.
Na categoria Fun, a vencedora foi a Equipe Se Correr o Bicho Pega, com 2866 pontos. Os quatro membros da equipe comemoraram o lugar mais alto no pódio. "Foi a primeira vez que atingimos tal colocação. A nossa melhor tinha sido um segundo lugar em 2009", disse o piloto Evandro Machado. Promovidos automaticamente para a categoria Extreme, em 2011, Evandro e sua equipe entendem que a boa estratégia traçada pelo grupo influenciou diretamente na vitória. Também atingindo a melhor pontuação da história da equipe, a Zebra Motors, com 2704 pontos, destacou os divertidos PCs espalhados pela prova. O destaque, para o integrante William Uzal Garcia, foi o que envolveu a descida de uma trilha por mata fechada com o objetivo de recolher uma bandeira atrás de uma queda d’água.
O rali Mitsubishi Outdoor conta com o apoio exclusivo de Itaucard, Gol Linhas Aéreas, Centauro, Clarion, Mira Transportes, Castrol, DuPont, Cisa Trading, Pirelli, Nokia e Artfix.
Mitsubishi Pro Brasil: Quem participa das etapas de rali promovidas pela Mitsubishi Motors também atua socialmente. Para se inscrever, cada equipe precisa doar 30 quilos de alimentos não perecíveis e um kit com seis produtos de higiene pessoal, como parte da taxa de inscrição, que são sempre revertidos para instituições sociais das cidades onde os eventos são realizados.
Em Itaipava, as doações atingiram mais de 10 toneladas e foram repassadas para as seguintes instituições: Associação Filantrópica da Igreja Adventista do Sétimo Dia; Lar de Crianças Nossa Senhora Das Graças; Abrigo São José Bento; e Grupo de Comunicação Espiritual (GCE).

Nenhum comentário: