domingo, 26 de setembro de 2010

Rugbi: Equipe de Poços de Caldas se prepara para competição

A equipe do Poços de Caldas Rugby Clube realizou na tarde de ontem no estádio Prontidão, no Conjunto Habitacional, um amistoso contra o Jaguariuna Rugby Clube. O time local está se preparando para a disputa da etapa do Campeonato Mineiro de Seven que será realizado em novembro na cidade de Varginha.
O rúgbi chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rúgbi brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891.
O Rúgbi começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo.
Em Poços de Caldas o esporte ainda é pouco conhecido, porém, no que depender de seus praticantes este quadro tem tudo para mudar. A equipe local teve início no campus da Puc/Poços, através de um grupo de São José dos Campos e acabou sendo adotado por jogadores de Poços de Caldas, que praticam o esporte há cinco anos. “Começamos com um pequeno grupo de universitários e acabou crescendo até chegar aos dias de hoje”, disse Jose Roberto Eduardo de Souza Junior, jogador do Poços de Caldas Rugby Clube. A equipe é campeã mineira independente e segunda colocada na Copa Sulminas. O time está passando por uma reformulação e deve intensificar as participações em campeonatos a partir de 2011. “Este ano vamos disputar mais alguns amistosos e a competição em Varginha, que acontece dias 30 e 31 de novembro. Ano que vem queremos jogar o Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, porém, ainda precisamos de apoio para estes eventos. Ficamos presos na falta e patrocínio mas vamos correr atrás para não deixar o time sem jogar as competições”, falou José Roberto. A equipe faz parte da ABR - Associação Brasileira de Rugbi. Poços conta atualmente com cerca de 50 praticantes de Rugbi. Um jogo é disputado em dois tempos de 40 minutos, sendo que cada time tem 15 jogadores. “Infelizmente ainda hoje muitas pessoas olham o rugbi de fora e acham que é um esporte de pura pancadaria e isto não é a realidade. O Rugbi é um esporte que ensina muita disciplina e princípios ao atleta. É preciso um grande companheirismo com seu parceiro para ser um jogador da modalidade. Você precisa defender seu parceriro e ele você, isso acaba se transformando num comprometimento em campo que poucos esportes conseguem passar. Esta filosofia faz de uma partida de rugbi um jogo de respeito entre os atletas. O único que conversa com o juiz é o capitão do time e os jogadores se tratam como senhores em campo. Se um atleta falar com o juiz ele é advertido e pode até ser expulso da partida”, contou Celio Dutra dos Reis, jogador da equipe local.
Na partida disputada ontem contra o Jaguariuna Rugby Clube, o time de Poços de Caldas venceu por 47 a 40. A equipe nesta fase de reestruturação conta com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes. Os treinos acontecem no Parque Municipal às quintas à noite e aos domingos pela manhã.

Nenhum comentário: