domingo, 5 de setembro de 2010

Caldense instala urnas para votação na campanha

ACS/Caldense - Poços de Caldas, MG - Na última quinta-feira (2), a Associação Atlética Caldense instalou urnas em três locais de votação para a campanha Caldense de Todos os Tempos. Duas delas foram colocadas dentro do clube – na portaria e ao lado da biblioteca – e a terceira urna foi instalada na loja Sport Luck, que, rua Pernambuco, 692. A estratégia da direção é aprofundar a campanha entre os torcedores do clube, levando-a também até as pessoas que não têm acesso à internet. Na sexta-feira (3), o clube recebeu sugestões de Orlando Rodrigues – ex-presidente da Liga Poços-caldense de Futebol por dois mandatos – quanto a nomes de jogadores que fizeram história na Caldense, em participação à campanha lançada pela Veterana no início do mês passado.
Enquanto montava a lista, Rodrigues lembrou do tempo em que fazia parte da comissão organizadora para a construção do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, quando teve a oportunidade de trabalhar ao lado de companheiros como Orlando Moraes, Alaor da Silva Rocha e Geraldo Martins Costa. "Minha relação com a Caldense é de longa data. No final da década de 1960 vivenciamos o período em que a Caldense disputava campeonatos contra times aguerridos. Os estádios lotavam e a disputa de bola era fantástica. A partir do início da década de 70, assumi a presidência da Liga, o que estreitou ainda mais o meu relacionamento com a Veterana", explica Rodrigues.
O ex-membro da comissão responsável pela idealização do estádio municipal revela a amizade que tinha com Geraldo Martins Costa, ex-presidente dessa comissão. "Lembro-me da figura histórica do saudoso Geraldo. Um amigo, verdadeiro patrimônio do futebol de Poços de Caldas. Ele comandou o primeiro time de futebol profissional da Caldense, transformando-o na terceira força do futebol mineiro. E desta base que se formou, abriu espaço para, mais tarde, o clube disputar o campeonato nacional. E, neste time comandado pelo Geraldo, surgiu o nosso estádio municipal", explica Rodrigues.
Para a campanha Caldense de Todos os Tempos, o ex-presidente da Liga Poços-caldense de Futebol montou uma lista que traz nomes como Militão, Cuca, Neto, Fubá, Massinha, Ailton Lira, Batata, Gadinho e Laércio de Paula. Rodrigues declara que montou sua lista com base no futebol de sua época, quando viu grandes estrelas da Veterana brilharem nos gramados da cidade.
"Numa noite de quarta-feira, por volta do ano de 1974, tivemos um jogo no antigo estádio Coronel Cristiano Osório contra o Cruzeiro, que havia acabado de conquistar a Taça Libertadores da América. Os milhares de torcedores foram chegando, se acomodando nas arquibancadas. Fomos vendendo os ingressos e a carga total se esgotou rapidamente. Tivemos então que reaproveitar os bilhetes que já haviam sido vendidos e quando o jogo começou, já havia cerca de dez mil pessoas ‘apertadas’ no estádio. E o Cruzeiro, que vinha de uma grande conquista da Libertadores, perdeu por 2 a 0 da Caldense. São bons tempos que não voltam mais", declara Rodrigues.
A campanha Caldense de Todos os Tempos continua até o dia 15. Os interessados podem participar enviando sugestões de nomes de jogadores da história da Veterana para os endereços jornalismo@ caldense.com.br e niltong junqueira@yahoo.com.br. O torcedor ou profissional da imprensa também pode postar sua lista no blog de Nilton Junqueira www. niltonjunqueira.wordpress. com. Outra opção aos interessados em participar da campanha é votar numa das três urnas instaladas pelo clube na cidade.
Orlando Rodrigues destaca a importância da campanha ao futebol de Poços. "Muita gente não sabe, mas, a Caldense ficou quase dois anos consecutivos sem perder no estádio Cristiano Osório. A Veterana para nós, poços-caldenses, traz ótimas lembranças. E montar essas seleções da Caldense de Todos Tempos é uma tarefa bastante difícil, que deverá levantar polêmica e sabemos que muita gente boa vai ficar de fora. Mas, é uma honra poder participar deste momento especial do clube", afirma Rodrigues.

Nenhum comentário: