sábado, 4 de setembro de 2010

“Ronaldão” faz 31 anos precisando “crescer”

Setembro é um mês importante para o futebol de Poços de Caldas. Dois gigantes da cidade fazem aniversário quase na mesma data. Hoje o Ronaldão e na próxima terça-feira a Caldense.
Ronaldão e Caldense viveram estes 31 anos ligados por muita emoção. O estádio foi palco das principais partidas da Veterana. O gramado - atualmente bastante surrado - recebeu partidas memoráveis, viu a Caldense ser campeã mineira em 2002, além de receber por diversas vezes Atlético e Cruzeiro, os grandes times de Minas. Foi no gramado do Ronaldão, por exemplo, que Ronaldo Fenômeno estreou no futebol num jogo do campeonato mineiro realizado dia 25 de maio de 1994 contra a Caldense.
Inaugurado dia 4 de setembro de 1979, o estádio leva o nome do ex-prefeito Ronaldo Junqueira e ao completar hoje 31 anos não é mais o mesmo daquela época. A capacidade atual reduzida impossibilita jogos decisivos na cidade. As arquibancadas laterais são a única opção para o torcedor e a ampliação de pelo menos mais um lance atrás de um dos gols ficou na promessa de várias administrações. Nem mesmo um placar eletrônico mais moderno foi colocado no estádio, que tem o mesmo da sua inauguração.
O pior é que não existe vontade de resolver o problema e a situação vai persistir por muitos anos ainda. O local destinado à imprensa também é bastante precário e dependendo da importância do jogo não dá para abrigar toda a mídia. Este ano, na partida da Caldense contra o Cruzeiro, o Mantiqueira Online teve que fazer sua cobertura no meio da torcida porque que as cabines estavam lotadas. Nas outras partidas o secretário de Esportes Lelo, numa demonstração de boa vontade, acabou improvisando novas áreas que ajudaram na cobertura.
Esta situação acaba entrando em contradição com a entrevista do prefeito realizada pelo Mantiqueira ano passando. Ele afirmou que a cidade havia se candidatado para receber uma das seleções que irá disputar a Copa do Mundo em 2014. Do jeito que o estádio se encontra dificilmente isto acontecerá.
A região tem estádios em piores condições e isto acaba fazendo do Ronaldão opção para equipes vizinhas. Os times de Pouso Alegre estão disputado em Poços suas partidas pela terceira divisão de Minas, mas isto acabou se tornando uma forma de comodismo para a não realização de melhorias no local. Outra alegação para a não melhoria e ampliação do estádio seria o fato de que ele poderia se tornar um “elefante branco”. “Os times da cidade jogam apenas três meses e a cidade não tem público para um investimento na ampliação do estádio”, disse o prefeito em entrevistas. A administração, no entanto, não levou em conta a possibilidade do estádio ser usado até mesmo em partidas do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Atlético estão se desdobrando para arrumar locais para mandar seus jogos e Poços poderia ser a casa destes times, caso tivesse um estádio em condições. O Cruzeiro está jogando em Uberlândia com casa cheia e isto deve acontecer até a reforma do Mineirão ficar pronta daqui dois ou três anos.
Há pouco tempo o vereador Antônio Carlos Pereira soliticou junto ao prefeito Paulo César Silva a troca do gramado. Ele chegou a sugerir que fosse utilizado o dinheiro do Fundo Municipal do Esporte para a realização da obra. “O secretário de Esportes me disse que o dinheiro do Fundo seria destinado para locais que estavam realmente precisando de melhorias e este não é o caso do Ronaldão. Ele chegou a citar que os clubes que vêm de fora jogar na cidade saem elogiando o gramado do estádio. Claro que elogiam, pois muitos deles estão acostumados a jogar em campos onde sequer existe grama, outros são verdadeiros pastos. Aqui realmente está em melhor estado, mas por que não melhorar? Mas vou continuar batalhando para esta reforma pois a cidade merece”, disse o vereador.
Outro problema com relação ao estádio envolve o futebol amador. Dirigentes de clubes estão questionando o porquê do local não ser liberado para as competições da cidade. Parece que o Ronaldão faz 31 anos, mas motivos para comemoração são poucos. Aliás, parece que não haverá nenhum evento para comemorar a data de fundação da principal praça esportiva da cidade.

Nenhum comentário: