segunda-feira, 5 de março de 2018

Poços de Caldas é finalista para sediar etapa regional dos Jogos Escolares

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é uma das cidades finalistas para concorrer à etapa regional Sul dos Jogos Escolares Brasileiros, que engloba cidades do sul e sudeste do país. A cidade é a única do sudeste que concorre, junto com Joinville e Foz do Iguaçu, localizadas no sul do país. Na manhã de segunda, 5, uma comissão do COB (Comitê Olímpico do Brasil), composta por André Mattos (diretor geral dos Jogos Escolares), Arthur Corrêa e Renata de Andrade Barros, esteve no gabinete, em reunião com o prefeito Sérgio Azevedo e o vice Flávio Faria.
Estiveram presentes também os secretários de Esportes, Defesa Social, Educação, Turismo, Obras e representante da secretaria de Saúde. Após a reunião, a comissão percorreu diversos ginásios e estruturas de esporte da cidade, para verificar as condições de uso dos locais. Foram acompanhados por Carlos Alberto dos Santos (Lelo) e Israel Souza Pereira, da Secretaria Municipal de Esportes e que já participaram da organização dos Jogos Escolares em Poços nos anos de 2006 a 2009 e em 2012.
O prefeito Sérgio Azevedo deu as boas vindas à comissão do COB e se colocou à disposição, junto com seu secretariado, para realizar as obras e adaptações necessárias, apontadas após as visitas aos locais das competições. De acordo com o diretor dos jogos, André Mattos, são necessários três fatores para que a sede seja escolhida: apoio político, estrutura esportiva e rede hoteleira. “O apoio político é o que vemos aqui hoje, o secretariado , o prefeito e vice envolvidos para que juntos, forneçam toda a estrutura que os jogos necessitam”. A previsão é de que 1.100 jovens, entre 12 a 17 anos, participem da etapa regional a qual Poços se candidata. Outros fatores como estrutura de saúde, segurança e facilidade de deslocamento também foram destacados como pontos positivos da cidade, pelas autoridades locais.
Os Jogos Escolares Brasileiros mudaram de formato. Assim, serão realizadas três etapas regionais, sendo uma no Nordeste, uma no Norte e outra englobando o Sul, Sudeste e parte do Centro Oeste quando serão disputadas as modalidades de esportes coletivos. Os finalistas dos esportes individuais seguem direto para a final nacional dos Jogos Escolares. A decisão das sedes regionais deve ser anunciada em 30 de março e os jogos acontecem de 26 a 30 de setembro (regional Sul). Em Poços serão realizados jogos nas modalidades voleibol, basquete, futsal e handebol.

Jogos colegiais

Na oportunidade, o secretário de Esportes, Wellington Guimarães, anunciou um novo formato de competição esportiva envolvendo as escolas da cidade. Serão os Jogos Colegiais, que devem acontecer em agosto. “É um projeto da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Secretaria de Educação, que irá trazer mais uma oportunidade para os estudantes representarem suas escolas, promovendo uma maior integração entre a juventude e os estabelecimentos de ensino”.

Nenhum comentário: