terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Atenção básica da saúde terá integração com área esportiva

Poços de Caldas, MG - Cerca de 30 profissionais, entre fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos e psicólogos, participaram de uma reunião proposta pelo secretário de Saúde Carlos Mosconi para criar uma integração entre a saúde e o esporte no atendimento à população. O objetivo é organizar o trabalho por meio desta integração e, assim, poder facilitar para as equipes de saúde a utilização de espaços preparados para as práticas esportivas.

“Além da medicina curativa, a prevenção e a promoção de saúde são fundamentais para os atendimentos de saúde e são uma prioridade da nossa gestão. Por isso, queremos estar cada vez mais próximos de vocês, dando melhores condições de trabalho e tendo sempre este diálogo para abrir novas possibilidades de atuação deste serviço que já é muito importante para o município”, declarou Mosconi.

O encontro realizado na manhã de terça-feira (23), na Associação Médica de Poços, também contou com a presença do secretário de Esportes Wellington Paulista e da assessora esportiva Marcela Brito. “O esporte tem tudo a ver com saúde e nós estamos de portas abertas. Temos mais de 100 pontos, entre parques, quadras, ginásios e estádios. Temos projetos de inúmeras atividades, sendo mais de 80. E, além disso, podemos construir juntos os projetos para ter estes atendimentos, com estrutura para alcançar as pessoas”, afirmou Paulista.

“Vamos disponibilizar informações sobre os projetos, modalidades, dias e horários e a existência de vagas, assim cada unidade pode encaminhar seus pacientes de acordo com a indicação e aí as inscrições, entrega de documentação e outros detalhes ficam por conta de cada participante”, explicou Marcela. A equipe de saúde também se disponibilizou a contribuir com o trabalho prestado pela secretaria de Esportes.

“Vocês podem ter participantes de atividades que não estão bem para determinada prática, então vocês também podem encaminhar estas pessoas para o nosso serviço, para que a gente dê este cuidado e traga melhora no bem-estar desta pessoa”, disse o fisioterapeuta Esequiel Trevisan, do Nasf Sul.

“É bacana porque um complementa o outro. Dentro das unidades de saúde a gente não tem a estrutura que o esporte tem, então essa parceria só vem a somar”, avaliou o educador físico do Nasf Leste Eziel de Carvalho.

As práticas esportivas são muito importantes para combater o sedentarismo e como estratégia para promover a cidadania, principalmente entre crianças e jovens. “Especialmente nos casos de distúrbios psiquiátricos envolvendo os adolescentes, o esporte pode ser uma ferramenta para resgatar esse público”, disse Elaine Cristina de Souza, apoiadora da Atenção Básica, acompanhada da também apoiadora Heloísa de Moura Lessa Barroso.

Após a conversa com os secretários, os profissionais participaram de oficinas e dos trabalhos de definição do calendário de ações para os próximos meses.

As equipes do Nasf são itinerantes, ou seja, percorrem as unidades básicas de saúde, oferecendo suporte por meio de apoio matricial, educação permanente e atividades de promoção de saúde, por meio de atendimentos individuais ou em grupo, dependendo de cada situação. “Estas práticas favorecem o convívio social, o bem-estar e a socialização dos pacientes e tudo isso interfere de maneira positiva nos tratamentos. Demos um passo importante hoje, rumo a esta integração que vai trazer só benefícios”, finalizou Carlos Mosconi.

Nenhum comentário: