terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ex-aluno das escolinhas da URCP e Coopoços está nas categorias de base do Grêmio de Porto Alegre

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O Grêmio de Porto Alegre, atual campeão da Libertadores da América e vice-campeão mundial, é forte também em suas categorias de base. Contando com olheiros que atuam em todo o futebol brasileiro, o trabalho de busca aos jovens talentos é intenso. Os olheiros do clube percorrem o Brasil todo vendo campeonatos municipais, estaduais,  clubes, escolinhas, enfim, um verdadeiro trabalho de garimpo onde os melhores são selecionados. E foi num destes campeonatos que Henrique Luiz Ambrósio da Silva, nascido em 2002 em Poços de Caldas, foi descoberto e hoje está em definitivo nas categorias de base do atual vice-campeão do mundo.
Henrique começou jogando na escolinha da URCP, com o professor Geraldo Loló. Lá ele deu seus primeiros chutes e mostrou muito talento desde cedo. Depois de algum tempo com Loló, Henrique passou a treinar na escolinha da Coopoços com o professor Wellington Guimarães, o Paulista, hoje secretário de Esportes. Foram vários campeonatos e times vencedores. “O Henrique sempre foi um menino de muito talento e hoje está colhendo os frutos por sua dedicação. Fico muito feliz em ver que ele está num time tão conceituado como o Grêmio e desejo a ele toda a felicidade do mundo”, disse o professor Paulista.

A oportunidade

Depois de passar pelas escolinhas da URCP e da Coopoços, Henrique foi jogar no Brasilis Futebol Clube, time da cidade de Águas de Lindóia. Lá ele fez um período de 20 dias de testes e acabou sendo aprovado. “Fui bem no Brasílis e fiquei impressionado com a estrutura que eles têm por lá. São cinco campos para treinamentos, academia, um campo society, enfim, todas as condições para jogar futebol”, falou Henrique ao jornal Mantiqueira.
Depois de três meses treinando no time de Lindóia vieram os primeiros campeonatos na categoria sub-15.

A descoberta

Certo dia, em um jogo do Campeonato Paulista, Henrique enfim acabou descoberto por um olheiro do Grêmio. Era um jogo disputado na cidade de Jundiaí e assim que o profissional do time gaúcho viu Henrique em ação não perdeu a oportunidade e fez o convite para os familiares de Henrique. Veio assim a chance de fazer parte de um dos gigantes do futebol brasileiro e mundial.

Avaliação

O começo não foi fácil. Henrique passou um período de vinte dias em Porto Alegre sendo avaliado pelos professores gremistas. Os pais Luiz e Mislaine foram fundamentais neste período, dando total apoio ao sonho do filho. Foram idas e vindas de Poços a Porto Alegre, mas o sacrifício valeu a pena. O menino bom de bola não decepcionou e passou nos testes. Depois disto Brasilis e Grêmio entraram em acordo e o jogador de Poços de Caldas acabou se transferindo para o Rio Grande do Sul. “ Estou muito feliz em poder jogar no Grêmio. A estrutura deles é espetacular com oito campos de treinamentos, academia”, conta Henrique, destacando que cada categoria do time tem um técnico, preparador físico, um massagista e um coordenador. “Eles são muitos exigentes nos treinamentos, a cobrança é muito grande e o nível é muito alto, inclusive tem quatro jogadores da sub-15 da seleção brasileira. Somos muito bem cuidados pelos treinadores, fisioterapeutas, psicólogos”, completou o jovem craque.
Lá se vão sete meses desde que o atleta poços-caldense saiu de Lindóia e foi para Porto Alegre. Neste período ele já disputou quatro competições - Coritiba, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraguai - e foi campeão em três delas, além de um segundo lugar. “Estou vivendo um sonho já que além do futebol o clube nos oferece estudos e possibilidades de uma vida melhor. Agradeço muito a todos os professores, tanto em Poços de Caldas, quanto em Lindóia e espero agarrar as chances e me tornar um jogador profissional, aproveitando esta incrível oportunidade que o Grêmio e seus professores estão me dando”, finalizou Henrique.

Nenhum comentário: