quarta-feira, 24 de março de 2010

Caldense tenta manter o sonho da classificação

Somente o futebol tem certas situações que nenhum outro esporte consegue. Um time pode ir do céu ao inferno em questões de minutos. Foi justamente isto que aconteceu com a Caldense nesta reta final do Campeonato Mineiro. Domingo, diante do Ipatinga, em apenas alguns minutos o time saiu de uma derrota que o deixaria muito perto do rebaixamento para um empate que deu chances de brigar pela classificação para a segunda fase do Estadual. Hoje a equipe de Poços segue este caminho rumo ao céu ou ao inferno. Vencer o Ituiutaba no Pontal do Triângulo vai deixar o time muito perto da vaga para enfrentar o Cruzeiro na segunda fase em duas partidas no Mineirão. A derrota o deixará seriamente ameaçado ao rebaixamento e com obrigação de vitória domingo contra o América de Teófilo Otoni para evitar mais um vexame de ter que disputar a segunda divisão.
Segundo números e estatísticas, o Ituiutaba é favorito ao duelo desta noite. Todos os sites especializados apontam grande superioridade do time da casa. Para citar alguns exemplos, o www.bolaovip.com.br aponta o Ituiutaba com 53,55% de chances de vencer, com somente 16,86% para a Caldense. Já o site www. chancedegol.com.br mostra que as chances de vitória do time da casa são de 49% contra 23,7% da Caldense. Estes números são feitos seguindo critérios no mínimo estranhos. O time da Caldense é bastante superior ao adversário e mesmo analisando as campanhas dos times neste campeonato, a Veterana está bem à frente. Ignorando qualquer número de matemático não é difícil ver que a Caldense é favorita para o jogo desta noite mesmo jogando na acanhada Fazendinha, nome do estádio do Ituiutaba. O Ituiutaba, que já foi considerado uma das possíveis forças do interior, vive uma decadência tão rápida quanto a sua ascensão. O time já deu mostras de que faria um péssimo Campeonato Mineiro ao terminar a Taça Minas Gerais na última colocação. Neste Estadual a confirmação veio com a péssima campanha e apenas dois pontos conquistados. Não dá para entender quais critérios apontam números tão desiguais em favor do Ituiutaba.
A Caldense não fez um primor de campeonato, pecou em muitos momentos e por isso está hoje correndo atrás do prejuízo. Mesmo assim o time vem num crescimento nesta reta final. Catanoce assumiu o time no decorrer da competição e somente agora conseguiu encaixar seu estilo de jogo. O treinador peca em algumas decisões, mas sua competência não é questionada. Algumas escolhas não agradam a torcida, como deixar fora do time nomes como Walderi e Ranieri. No entanto, a impressão que fica é que com mais tempo para trabalhar Catanoce teria colocado este time da Caldense facilmente na segunda fase.
O empate no Vale do Aço foi o resultado mais importante da Caldense neste Estadual. Não pelo empate em si. Aquele jogo, que teve transmissão ao vivo pela SportTV, através do pay-per-view, mostrou uma Caldense com muitas falhas em seu setor defensivo e errando passes em demasia. Mesmo assim foi superior e poderia ter vencido o Ipatinga, não fossem estas falhas. A importância do resultado vem na atitude mostrada em campo, na vontade em superar as falhas e principalmente buscar um resultado que poucos, ou ninguém, acreditavam mais. Aquele resultado poderá refletir em campo hoje, com um time mais unido e com mais vontade de buscar os três pontos. Jogando da mesma forma que terminou a partida contra o Ipatinga, a Caldense dificilmente perde hoje no Pontal. O astral e o momento dos times são outros. Segundo informações da imprensa local, o desânimo com relação ao time do Ituiutaba é grande. O jornal local por exemplo disse não saber se vai cobrir a partida pois estará acontecendo um evento mais importante na cidade no mesmo horário do jogo. Este evento ainda não estava confirmado, mas se acontecer terá prioridade. Com este clima de descrédito do time da casa não dá para imaginar uma derrota da Caldense hoje. Só mesmo os matemáticos e seus números mirabolantes.

Nenhum comentário: