sábado, 13 de março de 2010

Piloto de Poços abre temporada no X-Terra

Luiz Lotti Neto, o Gijo, um dos ciclistas mais vencedores da atualidade, abre a temporada neste domingo no X-Terra, que será disputado na cidade de São Lourenço. O atleta de 42 anos teve uma vida dedicada ao ciclismo mas hoje se considera no melhor momento da carreira. “Antes corria mais descompromissado, mas com o passar dos anos fui me aprimorando nos treinos e hoje estou melhor que muitos garotos”, conta ele.
O X-Terra é uma das provas mais aguardadas do circuito e reúne competidores do Brasil inteiro, atraídos pela premiação alta na categoria Elite, da qual Gijo não faz parte. “Hoje infelizmente os prêmios são mais concentrados nesta categoria e eu, que já sou veterano, muitas vezes acabo só tendo gastos nas provas. Corro por amor e por gostar do esporte”, disse ele, que lamenta o pouco apoio da cidade ao esporte especializado. Gijo corre na categoria sub-45 mas vem conquistando resultados expressivos mesmo quando está entre os competidores mais novos. Segundo o piloto, este ano a categoria master está sendo mais visada devido à realização do Mundial em setembro em Camboriu-SC. “Alguns atletas da elite estão migrando para o master justamente para ir ao Mundial”, disse o ciclista. “Eu também estou focado para este Mundial, intensifiquei meus treinamentos e quero trazer bons resultados na competição de Santa Catarina”, completa.
O mundial master acontece de cinco em cinco anos e será realizado no Brasil pela primeira vez na história. Gijo se orgulha de ter um reconhecimento nacional e vem sendo apontado por especialistas de todo o pais como um dos favoritos para o Mundial. A temporada que se inicia hoje para Gijo com o X-Terra de São Lourenço está recheada de competições. Além do Mundial já citado pelo atleta, tem ainda o Pan-Americano na Guatemala, duas copas Internacionais, além de vários campeonatos dentro do país. “Terei um calendário muito cheio mas vou estar em todos os eventos. Infelizmente, acho que falta apoio da cidade aos seus atletas e eu me encaixo neste quadro. Ano passado a prefeitura me ajudou um pouco mas acho que deveria valorizar mais o atleta da casa. Fica difícil competir e representar a cidade em competições difíceis tendo que bancar a maior parte dos gastos”, desabava o atleta.
Gijo disse que este ano entrou em contato com a Secretaria de Esportes e espera por um apoio um pouco melhor para a temporada. “Ficaria muito feliz com este apoio um pouco maior pois meu currículo mostra que sou vitorioso e campeão em quase todos os campeonatos que participo”, fala. Segundo ele, ir a uma competição com mais estrutura, chegar uns dois dias antes, ter equipamento e tempo para treinar melhora muito as condições de buscar a vitória. A proposta para um novo apoio para o ciclista de Poços de Caldas está sendo analisada pela Secretaria de Esportes, que ainda não deu um retorno. “Espero que exista um reconhecimento por tudo que já fiz pelo ciclismo de Poços de Caldas ao longo da minha intensa carreira e que agora eu tenha um apoio significativo, um apoio de verdade por parte da cidade”, disse ele.
Gijo complementa seus treinos com um apoio da Academia O2 e ainda tem uma alimentação bastante diferenciada para se manter num alto nível de competição.
X-Terra - O maior circuito de triathlon cross country do mundo, o X-Terra, deu sua largada neste final de semana em Minas Gerais. O X-Terra Regional Estrada Real/Circuito das Águas levará os atletas às estâncias minerais de São Lourenço e Caxambu em uma prova inédita, onde muita adrenalina os espera para competições de triathlon (1,5km de natação, 26km de mountain bike e 9km de corrida), mountain bike (45km), corrida noturna em trilha (6km) e corrida infantil para jovens atletas de 1 a 12 anos. A premiação é de R$ 10 mil para os primeiros colocados na divisão profissional e o mesmo valor para os melhores mountain bikers da categoria elite.
Em 2010, o X-Terra Séries terá 11 etapas, sendo uma (Global Tour em Angra dos Reis/RJ, em setembro) válida pelo Circuito Mundial e classificando os vencedores para a grande final no Havaí. Além do Regional Estrada Real em São Lourenço, haverá outras quatro provas regionais e cinco locais. Ao fim da temporada, os mais bem colocados do ranking nacional receberão premiação em dinheiro.

Nenhum comentário: