quarta-feira, 24 de março de 2010

Fla Poços é lançada em grande evento

Num grande evento, na noite de ontem, nas dependências das Thermas Antônio Carlos, foi lançada oficialmente a torcida FlaPoços, que já nasce com quase 200 membros, entre nomes importantes da sociedade poços-caldense, como Sérgio da Coopoços, João Ferrão, Lázaro Walter Alvise e Sérgio Lira.
Se na final do Campeonato Brasileiro do ano passado a cidade acabou sendo tomada pelas cores vermelho e preto, agora com a nova torcida a cidade parece ser de vez rubronegra. Segundo pesquisas citadas pelos fundadores da torcida, o Flamengo é líder disparado na preferência dos poços-caldenses, seguido de longe pelo São Paulo Futebol Clube, segundo colocado, e Corinthians, o terceiro. Sérgio Azevedo é um dos fundadores da torcida e organizador do evento de ontem. Para ele o crescimento da torcida na cidade levou à ideia de criar a FlaPoços. “Hoje estamos realizando um sonho antigo do torcedor do Flamengo. Confesso que fiquei surpreso ao ver o grande número de torcedores que vieram prestigiar o lançamento da FlaPoços, mas esta surpresa deixa de existir se formos ver a força que este time tem. É o único de poder nacional no Brasil, 20% da torcida do Flamengo está dentro do Estado do Rio e 80% espalhada por todo o país. Nenhum outro time tem este poder. O Corinthians por exemplo tem sua torcida concentrada no Estado de São Paulo. Fora daquele Estado apenas 10% são corintianos”, disse Sérgio. Para ele, a torcida do Flamengo em Poços tem tudo para ser uma das maiores do interior de Minas e apenas para este início espera-se quase de 200 membros filiados à FlaPoços.
Cada membro terá uma camisa oficial do clube e uma carteirinha de sócio-torcedor. Serão definidos ainda os locais de reunião para ver os jogos do time nos campeonatos. “Todos os jogos em que formos nos concentrar será obrigatório levar um quilo de alimento que será doado a entidades da cidade, cada semana uma diferente”, disse Sérgio. Serão organizadas algumas excursões para levar os torcedores aos jogos do Flamengo fora de Poços, seja no Rio ou em outras localidades. Ele conta que está sendo estudada uma possibilidade de pedir ao Flamengo descontos nos ingressos de seus jogos para o torcedor da FlaPoços.
O presidente de honra da FlaPoços, Lázaro Walter Alvise, contou um pouco de sua paixão pelo Flamengo, para quem torce deste 1939. “Eu era garotinho e uma prima que residia no Rio de Janeiro esteve em Poços de Caldas e trouxe uma foto do Flamengo. Ali começou minha torcida. Passei a companhar o time naquele época e até hoje ele é do meu coração”, disse Lólo, que ressalta que na sua trajetória esportiva cobrindo jogos da Caldense acabou deixando o Flamengo um pouco de lado. Mas ele destaca que com a aposentadoria sua paixão pelo time carioca aumentou. “A fundação desta torcida do Flamengo em Poços de Caldas é um grande acontecimento. Dá para ver neste evento gente de todas as faixas etárias e será uma torcida diferente. Não tem bagunça, são pessoas de todas as classes sociais embuídas em levar o nome do Flamengo e de Poços de Caldas”, completa Lólo.
Para Sérgio Lira, nada se compara à torcida do Flamengo e em qualquer parte do Brasil ela esbanja alegria. Sérgio chega a lembrar fatos de sua vida relacionados ao Flamengo. Segundo ele, certa época quase perdeu o emprego para ver um jogo do seu time do coração. “Comecei a torcer para o Flamengo em 1944, ano em que o time foi tricampeão carioca. Certa vez, eu estava trabalhando em São Paulo e nunca tinha visto o Flamengo jogar. Num domingo pela manhã o time do Rio iria enfrentar o Corinthians no Pacaembu e falei para meu patrão que eu não iria trabalhar naquele dia porque queria muito ir ao jogo. Ele não concordou e disse que em São Paulo o funcionário não poderia escolher entre trabalhar ou ir a um jogo de futebol. Mesmo assim fui ao jogo e meu Flamengo tomou de 7x1 do Corinthians. O Flamengo tinha um time espetacular e mesmo assim sofreu esta derrota. Na segunda-feira cheguei no trabalho e fui direto pegar minhas contas pois eu havia desobedecido as ordens do chefe e qual foi minha surpresa quando ele não me demitiu e ainda disse que eu era um exemplo de funcionário na farmácia. Vou dar folga para você agora todos os domingos e assim você vai ver seu time, que apanhou de 7 do meu Corinthians, disse rindo, feliz com o resultado do jogo”, disse Lira.
Outro ilustre torcedor do Flamengo presente no lançamento da FlaPoços, João Ferrão, é ainda conselheiro licenciado do time carioca. Ferrão repete o discurso de Lólo e Lira e ao Flamengo só tem elogios e paixão. “Desde que me conheço por gente eu gosto do Flamengo. Tinha 14 anos quando comecei a torcer pelo Flamengo. Nasci numa cidade que fica mais ou menos 700 quilômetros do Maracanã, e em 1955 fui pela primeira vez naquele estádio e, fascinado, nunca mais deixei de torcer pelo Flamengo” conta Ferrão, que destaca que a FlaPoços nasce cheia de objetivos e não se limitará a ser uma torcida de clube de futebol. “Vamos realizar eventos sociais para ajudar os menos favorecidos pela sorte”, disse ele. Ferrão conta que nos anos em que viveu intensamente o cotidiano do Flamengo viu o surgimento de grandes jogadores, como Zico. “O Galinho era realmente um frangote e não tinha condições de ser um jogador de futebol. Depois ele se tornou numa lenda para o futebol brasileiro”, conta Ferrão. A FlaPoços, segundo ele, será uma torcida do Flamengo mas nunca torcerá contra outros times, com um pensamento completamente voltado para a paz.

Nenhum comentário: