quarta-feira, 24 de março de 2010

Poços-caldense é ouro nos Jogos Sul-americanos

Revelação do atletismo brasileiro, a poços-caldense Tatiele Roberta de Carvalho confirmou a excelente fase e conquistou, na noite da última segunda-feira, a medalha de ouro nos 5.000m dos Jogos Sul-Americanos, disputados em Medellín, na Colômbia. A jovem, que participou de sua primeira competição internacional, fez o tempo de 17min13s53, superando a peruana Karina Villanza (17min13s53) e a colombiana Maria Rojas (17min49s41).
Uma vitória incontestável na primeira competição internacional é algo que não se esquece. A medalha de ouro conquistada por Tatiele nos 5.000m na pista de atletismo do Complexo Esportivo Atanasio Girardot, em Medellín, foi a mais importante das muitas vitórias que vem colecionando neste começo de ano. Confiante no talento, seus futuros projetos incluem Guadalajara 2011 e Londres 2012.
De Brasília 2006, quando representou Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares, até a medalha de ouro em Medellín 2010, Tatiele percorreu um caminho bem mais extenso que os 5.000m e 10.000m que costuma deixar para trás no atletismo. Dedicada, aprimorou-se em vários “terrenos”, perdeu peso, terminou o colegial e o segundo grau, prestou vestibular e mergulhou fundo no seu sonho olímpico. “Terminei o ano de 2009 frustrada por não ter me classificado como queria na São Silvestre. Mas 2010 já começou diferente. Em poucos meses me federei, consegui minha primeira equipe para treinar, meu primeiro patrocinador, fiz vestibular e passei para Fisioterapia, saí do Brasil pela primeira vez para participar de uma competição internacional e agora sou campeã sul-americana”, conta Tatiele, bem articulada. “Sou mais jovem que a maioria das minhas concorrentes na luta pelas vagas para disputar os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos, mas vou buscar meu espaço”, garante.
Nascida em Poços de Caldas há 20 anos, fã declarada da ex-atleta Carmen de Oliveira, ela busca inspiração na grande campeã para atingir suas metas no atletismo e fora dele. “Este ano de 2010 está sendo muito especial. Agora, só falta conseguir uma bolsa para ajudar a pagar a faculdade. Se Deus quiser, vou conseguir”. Alguém duvida?
Tatiele Roberta de Carvalho tem apenas 20 anos mas já possui uma bela história de vida. De origem humilde, foi revelada por Chico Corredor, e está hoje entre as principais atletas do país. O grande objetivo são os jogos olímpicos do Brasil em 2016.
A campeã sul-americana corre desde os 10 anos de idade e mesmo passando por muitas dificuldades no início de sua carreira nunca desistiu do atletismo. Morando boa parte de sua infância na roça, Tatiele é o retrato da superação. “Éramos uma família de seis filhos e passamos muitas dificuldades. Chegamos até a não ter o que comer e minha mãe precisava pedir para o vizinho para conseguir sustentar a gente. Meu pai nesta mesma época nos abandonou. O esporte, através do atletismo, me ajudou a superar essa época difícil. Meu sonho sempre foi dar uma casa para minha mãe e vejo que através do esporte esse sonho pode ser realizado. Minha infância pobre nunca me possibilitou ter nada. Mas isso tudo teve seu lado positivo e me fez buscar um futuro melhor. Quando entrei para o atletismo eu pensei que tudo iria mudar, seria diferente, não iria mais passar fome nem dificuldades. Hoje moro com minha avó e tanto ela como minha mãe não passam mais apuros”.
“Sempre agradeço primeiro a Deus. Tenho um talento no esporte e também isso me foi oferecido por Deus. Agradeço ainda meu treinador Agnaldo que nunca deixou de acreditar em mim, ao seu Chico Corredor, que me descobriu. Ele é uma pessoa maravilhosa, nunca duvidou que eu poderia crescer no esporte e que minha carreira poderia ser fantástica. Agradeço a Joana que trabalhou comigo, aos meus patrocinados Doces Guigui, Lions Clube Urânio, através da Guarda Mirim, ao Rovilson da Supartes Auto Peças, Sicred de São Paulo. Agradeço ainda ao Zé Luiz da Academia Fit Run e ao André Oliveira da Academia Perfomance”.

Nenhum comentário: