terça-feira, 22 de março de 2011

Caldense vence a segunda seguida mas perde jogadores importantes

Uma vitória convincente diante do Ipatinga, no último domingo, fez com que a equipe da Caldense voltasse a sonhar com a classificação para a fase semifinal do Campeonato Mineiro. O time chegou aos 10 pontos, dois a menos que América -TO e Tupi, que hoje estão mais perto da classificação. A Caldense, no entanto, terá que torcer por tropeços destas equipes nas próxima rodadas para continuar na briga direta pela vaga.
O jogo - Com o Ronaldão recebendo um excelente público, a partida começou recheada de polêmica. Revoltado com a diferença de tratamento dado ao time visitante, o Ipatinga fez de tudo para que o banco de reservas fosse colocado na lateral do campo, como acontece com banco do time anfitrião. Como não foi atendido, jogadores e comissão técnica da equipe do Vale do Aço, improvisaram bancos na lateral de campo. “Acho que a Caldense não precisa disto para vencer seus jogos. Tentar prejudicar o time adversário tirando o banco de reservas da lateral não condiz com a história do clube. Não é agindo assim que vai vencer jogos. A vitória vem com dedicação dentro de campo”, disse Antônio Guilherme dos Santos, torcedor da Veterana, que achou a situação constrangedora. O fato, é que o banco de reserva foi retirado ano passado, antes de uma partida contra o Villa Nova, em Poços, e desde então não foi recolocado. Segundo dirigentes da Caldense, o mesmo está quebrado.
Em campo, a Caldense mostrou que o torcedor tinha razão. Mesmo com um banco improvisado onde queria, o Ipatinga não foi páreo para o time de Poços de Caldas. A equipe do Vale do Aço fez um primeiro tempo onde teve mais posse de bola, porém, não criou nada que assustasse o bom goleiro Glaysson. O goleiro da Caldense aliás, quando exigido, mostrou que é uma muralha. Defesas seguras o fizeram uma das principais figuras da primeira etapa.
O jogo, bastante truncado, caminhava para um 0x0 no primeiro tempo, até que o goleiro Ranieri, do Ipatinga, fizesse uma lambança, comprometendo a partida dos visitantes. Em uma bola recuada, pegou com as mãos e árbitro, com acerto, marcou falta em dois toques dentro da grande área. Na cobrança, Chimba rolou para Jardel, que chutou por baixo da barreira, posicionada quase em cima da linha. Gol da Caldense e festa no Ronaldão.
Segundo tempo - Empolgada com a vantagem parcial, a Caldense começou a segunda etapa mais ofensiva. O time de Poços era melhor e via Luisinho, novamente se destacar entre os homens de frente. Fernando Gaúcho, que estreava em Poços, também fazia boa partida, a exemplo de Chimba. Aos 15 Minutos, a Caldense ampliou num belo gol de Luisinho. A jogada aliás, passou pelos pés dos três destaques da Veterana até aquele momento. Chimba tocou bola bola para Fernando Gaúcho, que deixou Luisinho de frente para o gol. O jogador, esbanjando categoria, bateu por baixo do goleiro. Destaque para comemoração intensa do jogador, que marcou seu terceiro gol no Campeonato Estadual. Infelizmente a alegria de Luisinho demorou pouco. Aos 18 minutos, em um lance bastante polêmico, ele tirou a bola do goleiro, mas antes de finalizar, caiu na grande área. O juiz Alício Pena Júnior, viu simulação e expulsou o jogador, que chegou a implorar para que não fosse punido. A torcida revoltada, passou a criticar todas as marcações do árbitro, que não economizou nos cartões amarelos para o time de Poços de Caldas. O jogo era equilibrado. A Caldense, satisfeita, administrava o resultado, e o Ipatinga, mesmo com um jogador a mais, não conseguia tirar proveito da situação. Aos 30 minutos, Glaysson recebeu o seu terceiro cartão amarelo. Novamente a arbitragem ouviu protestos da torcida. O jogo estava sob controle da Caldense, que via o tempo passar, sem que o desesperado Ipatinga conseguisse ao menos um golzinho.Ao final, a Caldense comemorou boa vitória, mas contabiliza grande prejuízo para o jogo diante do Villa Nova, em Nova Lima em abril. O time não terá a segurança do goleiro Glaysson, além de seu principal jogador Luisinho. A volta de Maxsuel no entanto, ameniza um pouco a situação.
Roberto Fonseca - A impressão que fica, é que se Roberto Fonseca estivesse no comando desde o início do Campeonato, a Caldense hoje estaria numa posição bastante confortável. Em apenas dois jogos comandando o time de Poços de Caldas, ele conseguiu sua meta inicial, livrar o time do rebaixamento. Com 10 pontos, o time se afastou definitivamente deste fantasma, que o perseguiu até a última rodada no ano passado. O próximo passo de Fonseca, é classificar o time para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com a competência que ele vem mostrando, o torcedor tem motivos de sobra para acreditar que a meta será alcançada, e Poços de Caldas teria assim, futebol o ano inteiro em 2011. A Caldense volta a jogar apenas no dia 3 de abril pela nona rodada contra o Villa Nova em Nova Lima.
Protesto formal - A diretoria da Caldense não aprovou a atuação do arbitro Alício Pena Júnior, no duelo de domingo contra o Ipatinga, e promete enviar um protesto formal para a Federação Mineira esta semana. Segundo Alex Joaquim, o time já havia barrado Alício de suas partidas, mas o pedido não foi acatado pela entidade maior do futebol mineiro. Segundo o presidente Antônio Bento Gonçalves, Alício nunca mais apita jogos da Caldense, classificando a atuação juiz como lamentável.  Alex, mais revoltado chamou Alício de “babaca” e diz que ele é um perseguidor do time de Poços de Caldas. “Já nos prejudicou em várias situações. Isto vai acabar”, finalizou Alex.
CALDENSE - Glayson, Rodrigo (Rafael Dias), André Alves, André Carvalho, Mário, Márcio Loyola, Vieira, Jardel, Fernando Gaúcho (William), Luisinho e Chimba ( Esquerdinha. Técnico: Roberto Fonseca
IPATINGA - Raniere, Luizinho (Geison), Eron, Max, Julio Terceiro, Marinho Donizete (William Júnior), Leanderson (Thiago Santos), Rodrigo Antônio, Pedro Paulo, Chiquinho e Alessandro. Técnico: Guilherme Alves
Local: Ronaldão – 16h
A: Alicio Pena Júnior (CBF/FMF)
A1: Helbert Costa Andrade (CBF/FMF)
A2: Frederico Soares Vilarinho (FMF)
4ºA: Edér Júnior Xavier (Liga Local)
Gols: 8-Jardel, aos 42’1T e 10-Luisinho, aos 13’2T (Caldense)
Público: 790 pagantes
Renda: R$ 4.160,00
Cartões Amarelos:
Caldense: 1-Glayson, 5-Mário, 7-Vieira e 10-Luisinho (2)
Ipatinga: 7-Leanderson e 13-Geison
Cartão Vermelho:
Caldense: 10-Luisinho

Nenhum comentário: