domingo, 13 de março de 2011

Ultramaratona 12 horas na Montanha acontece na próxima semana em Poços

No próximo domingo, 20 de março, vinte superatletas estarão participando da Ultramaratona 12 horas na Montanha. A largada será em frente a estátua do Cristo Redentor. O ultramaratonista Adilson José Pereira, o Ligeirinho, será um dos destaques da prova, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e é organizada pelo educador físico José Orivaldo, Valtinho.
A prova terá início às 6h da manhã e a chegada será às 18h. “Será uma prova de resistência, com o objetivo de mostrar para o público de Poços de Caldas, o que é uma ultramaratona de verdade”, disse José Orivaldo. Para competir uma prova com tamanho grau de dificuldade, é necessário que o atleta tenha um bom preparo físico. Uma das exigências para os interessados, durante as inscrições, era de que ele tivesse completado pelo menos uma prova de maratona. “A procura foi grande e encerramos as inscrições com 20 atletas”, completou o organizador.
O percurso é considerado muito difícil para os competidores. Depois da largada, os atletas seguem descendo sentido ao bairro da Vila Rica, fazem a volta e sobem pela rampa de glider, num percurso de 2.100 metros. Este trajeto será feito várias vezes por cada competidor. Disputada numa altitude de 1700 metros, a prova terá 70% de seu percurso disputada em estrada de terra. O primeiro atleta que completar 100 quilômetros, ganha R$ 100,00 (cem reais). Haverá entrega de troféus do primeiro ao quinto colocado. Além de uma equipe de apoio para auxiliar os atletas, uma ambulância ficará á disposição para eventuais emergências.
A Ultramaratona 24 horas na Montanha tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Prefeitura Municipal, além da Unimed, Centro Laser Odontológico, Taú Sports, Techne Fundações, JB Pneus e Corpus - Corredores de Poços Unidos.
A Ultramaratona foi idealiza pelo corredor Ligeirinho, e durante algum tempo realizada no Parque Municipal. Com a mudança de local este ano, a intenção dos organizadores é tornar o evento tradicional na cidade. “Pretendemos fazer um bom evento neste próximo domingo para que consigamos realizar a Ultramaratona mais vezes em Poços de Caldas”, disse José Orivaldo. Além de Ligeirinho, Poços será representada na prova por José Rafael de Matos, atleta que vem se destacando neste tipo de competição, o veterano Luiz dos Santos, de 60 anos, que também é um dos destaques da cidade em provas deste tipo. Adão Miranda, um dos grandes nomes do atletismo nacional estará na cidade especialmente para a prova. Recordista das 12 e 24 horas, Adão já tem sua participação confirmada. “Teremos pelo menos uns cinco atletas de ponta e quem ir ao Cristo Redentor verá um grande evento de atletismo”, finalizou José Orivaldo.

Nenhum comentário: