sexta-feira, 18 de março de 2011

Poços sedia Campeonato Mineiro de Equipes de Futebol de Mesa

O Campeonato Mineiro de Equipes de Futebol de Mesa agitará Poços de Caldas neste final de semana.
A cidade será palco do primeiro turno da competição e reunira algumas das principais equipes de Minas Gerais. O segundo turno acontece em agosto em cidade ainda não definida.
Os jogos serão realizados no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. A competição em Poços de Caldas reunirá as 4 equipe filiadas pela FEFUMEMGE (Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais); Associação Poços-caldense de Futebol de Mesa; Sociedade Mineira, de Poços de Caldas, Centro de Treinamentos Brazolin, de São Lourenço e Uberaba Sport Clube.
Ao final dos dois turno, o campeão mineiro estará com uma vaga garantida para o Campeonato Brasileiro que será realizado em outubro na cidade de Petrópolis-RJ.
Confira a rodada completa do Campeonato Mineiro: Amanhã às 14h - 1ª rodada - APCFM x CTBFM e SM x USC; 2° Rodada, 16h, APCFM x USC e SM x CTBFM
No domingo: 9h, 3° Rodada, APCFM x SM e USC x CTBFM. O encerramento da competição está previsto para às 11h.
Está confirmada para o mês de junho em Poços de Caldas a realização do Campeonato Brasileiro da modalidade.
O Futebol de Mesa ou de Botão, como também é conhecido, é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um "passatempo" e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado "Futebol de Mesa" "Futebol de Botão". o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt. Contam que ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e amado por uma legião incontável de praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países. Geraldo Décourt é, segundo alguns, um dos precursores do que nós conhecemos hoje como "futebol de mesa" no Brasil; por volta de 1929, ele deu o nome de "Celotex", que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.  (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário: