sábado, 26 de março de 2011

FlaPoços comemora um ano e projeta crescimento a curto prazo

Na noite da última quinta-feira, na Thermas Antônio Carlos, mesmo local em que foi fundada oficialmente em 24 de março de 2010, a FlaPoços comemorou seu primeiro aniversário. O evento deixou claro que a paixão que o Flamengo move por todo o Brasil não é diferente em Poços de Caldas. Torcedores de todas as faixas etárias demonstraram seu carinho pelo clube e foi comum ver gerações com as cores vermelha e preta no salão da Thermas.
Além de Sérgio Azevedo, presidente da FlaPoços, o evento contou também com Lázaro Walter Alvisi, Sérgio Lira, entre inúmeros torcedores da equipe carioca. Houve discursos, sorteios e uma homenagem especial para o presidente de honra da organizada, Lázaro Walter Alvisi, que ainda se recupera de problemas de saúde. Ele recebeu uma placa comemorativa das mãos do vereador Antônio Carlos Pereira e não escondeu a emoção ao falar de seu time do coração. “Eu era garotinho, uma prima que residia no Rio de Janeiro esteve em Poços de Caldas e trouxe uma foto do Flamengo. Ali começou minha torcida. Passei a companhar o time naquele época e até hoje ele é do meu coração”, disse Lólo, que ressalta que na sua trajetória esportiva cobrindo jogos da Caldense acabou deixando o Flamengo um pouco de lado. Mas destaca que com a aposentadoria sua paixão pelo time carioca aumentou. “A fundação desta torcida do Flamengo em Poços de Caldas é um grande acontecimento. Dá para ver neste evento gente de todas as faixas etárias e será uma torcida diferente. Não tem bagunça, são pessoas de todas as classes sociais imbuídas em levar o nome do Flamengo e de Poços de Caldas”, completa Lólo.
Segundo pesquisas citadas pelos fundadores da torcida, o Flamengo ainda é líder disparado na preferência dos poços-caldenses, seguido de longe pelo São Paulo Futebol Clube e Corinthians.
Sorteios - Os torcedores que compareceram ao evento tiveram a chance de participar de sorteios. Dentre os prêmios mais cobiçados, duas camisas oficiais do Flamengo, uma de Léo Moura, outra de Ronaldinho Gaúcho.
Uma vaga para acompanhar a FlaPoços ao Rio de Janeiro para assistir à partida entre Flamengo e Botafogo também era aguardada com grande ansiedade. O vencedor deste prêmio ganha a passagem e o ingresso para o jogo, que será realizado dia 9 de abril. A noite também deu oportunidade para que novos torcedores do Flamengo na cidade se filiassem à organizada.. Estima-se que Poços tenha o maior número de flamenguistas da região. “Temos 150 associados e pelo menos 500 manifestaram interesse em entrar para o grupo. Estas pessoas retiraram a ficha de inscrição, porém, nós não recebemos as mesmas de volta preenchidas. É fundamental que estes torcedores nos tragam as fichas preenchidas, para que tenhamos mais facilidade de programar futuros eventos", disse Azevedo. O local de filiação da FlaPoços fica na rua Santa Catarina, na Olimac, perto da praça dos Macacos.
Incomparável - Para Sérgio Lira, nada se compara à torcida do Flamengo e em qualquer parte do Brasil ela esbanja alegria. Ele chega a lembrar fatos de sua vida relacionados ao Flamengo, como o de certa época, quando quase perdeu o emprego para ver um jogo do seu time do coração. “Comecei a torcer para o Flamengo em 1944, ano em que o time foi tricampeão carioca. Certa vez, eu estava trabalhando em São Paulo e nunca tinha visto o Flamengo jogar. Num domingo pela manhã, o time do Rio iria enfrentar o Corinthians no Pacaembu e falei para meu patrão que eu não iria trabalhar naquele dia porque queria muito ir ao jogo. Ele não concordou e disse que em São Paulo o funcionário não poderia escolher entre trabalhar ou ir a um jogo de futebol. Mesmo assim, fui ao jogo e meu Flamengo tomou de 7x1 do Corinthians. O Flamengo tinha um time espetacular e mesmo assim sofreu esta derrota. Na segunda-feira, cheguei no trabalho e fui direto pegar minhas contas, pois eu havia desobedecido as ordens do chefe. Qual foi minha surpresa quando ele não me demitiu e ainda disse que eu era um exemplo de funcionário na farmácia. Vou dar folga para você agora todos os domingos e assim você vai ver seu time, que apanhou de 7 do meu Corinthians, disse rindo, feliz com o resultado do jogo”, disse Lira.
Torcendo ao vivo - Segundo Sérgio Azevedo, a torcida de Poços de Caldas terá várias oportunidades para ir ao Rio de Janeiro ver de perto seu time de coração. “Estamos com lotação quase esgotada para o jogo entre Botafogo e Flamengo. Quem quiser ir ainda tem vaga, basta entrar em contato pelo e-mail sergio@coopocos.com.br ou pelo blog flapocos.blogspot.com”. As outras partidas que a torcida deverá estar presente ainda não foram divulgadas pela FlaPoços. Em 2010, a torcida esteve nos jogos Flamengo x Goiás e Guarani x Flamengo em Campinas.
“Este ano esperamos que o Flamengo esteja bem melhor em campo, pois assim vamos em mais jogos. Pelo Brasileiro deveremos ir nas partidas contra Palmeiras e São Paulo, na capital paulista, e também em quatro partidas no Rio de Janeiro”, completou Azevedo.
A exemplo de Zico, que em 2010 esteve em Poços de Caldas a pedido de Azevedo, este ano outros nomes do rubro-negro deverão estar na cidade.
A presidente do clube Patrícia Amorim deverá fazer uma visita em breve. “Como completamos um ano, a FlaPoços pode ser reconhecida oficialmente como uma organizada do Flamengo. Esperamos que a presidente do clube venha nos dar o diploma, reconhecendo esta torcida. Nossa vontade é de que este evento seja em Poços de Caldas.
Além da Patrícia, pode ser que algum jogador do Flamengo também venha brindar o torcedor da FlaPoços”, completou.
O presidente da FlaPoços comenta que eles andam em busca de um novo local onde a torcida possa se reunir para acompanhar os jogos da equipe durante os campeonatos. “Precisamos de um local no centro da cidade, para facilitar o acesso de todos. Existe ainda a necessidade de que seja exclusivo para nossos torcedores. Ainda não conseguimos um local deste porte, estou negociando com um grande bar da cidade e acredito em breve divulgaremos o nome do nosso novo ponto de encontro”, finalizou Azevedo.

Nenhum comentário: