sábado, 12 de maio de 2012

Projeto paradesportivo amplia atividades e atendimento


Poços de Caldas, MG - Projeto paradesportivo de Poços de Caldas vai ampliar atividades e atendimento graças a importantes parcerias e apoios. “Superar Limites no Paradesportivo” é uma proposta esportiva criada pelo professor de educação física Eraldo Sandi dos Santos que promoverá o acesso de pessoas com deficiência à prática esportiva, do lazer à reabilitação e à competição.
Trata-se de uma iniciativa inédita na cidade e na região de paradesporto de equipes que conta com o patrocínio direto do DMEE e incentivo da Alcoa e da Climepe Total, através da Lei Municipal de Esportes, com incentivo institucional da prefeitura. O objetivo central do projeto é modificar a realidade de pessoas com deficiência em Poços de Caldas e cidades vizinhas, oferecendo mais oportunidades de participação e prática em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, competir, praticar esporte ou simplesmente realizar uma atividade física regular.
“Superar Limites no Paradesporto” vai beneficiar pessoas com idade entre sete e 80 anos, com atividades de iniciação esportiva, goalball, atividade física para terceira idade, voleibol paraolímpico e bocha paralímpica. Será realizado na Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV), Associação aos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD).
 De acordo com Sândi, o projeto ampliará a autoestima dos participantes, assim como promoverá uma maior independência e autonomia. Ajudará a lidar com as diferenças através da prática do esporte desenvolvendo atividades com pessoas com deficiências leves, moderadas e, na medida do possível, com deficiências severas.
 “O projeto Superar Limites no Paradesportivo, fazia parte de um sonho há muito tempo idealizado, mas primeiro teríamos que criar uma cultura esportiva na cidade, isso consolidou com o projeto anterior desenvolvido por mim e com o surgimento da primeira equipe de goalball de Poços de Caldas e do sul de Minas Gerais. Hoje competitiva e atuante, a caminho de um nível elevado com participações em campeonatos nacionais”, conta Eraldo.  
Superar Limites, como o próprio nome sugere, vai mais além e objetiva ainda trabalhar com esporte de alto rendimento, ou seja, treinando atletas e criando na cidade de Poços de Caldas equipes aptas a participar de importantes campeonatos e eventos esportivos. Os interessados em participar do projeto devem procurar a secretaria das instituições citadas nessa matéria.

Nenhum comentário: