domingo, 7 de março de 2010

Entidades pedem comissão permanente de Esporte na ALM

Representantes de entidades da área esportiva no Estado pediram, no último dia 25 de fevereiro, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a criação de uma comissão permanente de educação física, esporte e lazer na Casa. A reivindicação foi feita em reunião no Salão Nobre, na qual o presidente recebeu a Comissão de Representação do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania. Ela é formada por 15 integrantes que representam 32 entidades que participaram do evento e é responsável por organizar o documento final do seminário e acompanhar o encaminhamento das propostas nele contidas.
Alberto Pinto Coelho afirmou que vai encaminhar a reivindicação apresentada à comissão extraordinária que estuda mudanças no Regimento Interno da ALMG.
Seminário - A etapa final do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência ocorreu entre 25 e 27 de novembro de 2009, na Assembleia Legislativa, após quatro reuniões no interior (Poços de Caldas, Juiz de Fora, Montes Claros e Patos de Minas). O documento final tem 51 propostas ordenadas por prioridades pela comissão de representação no dia 28 de janeiro deste ano.
Representação - Poços de Caldas e região está sendo representada pelo professor Deusdedit Assis Filho, o Dedão, presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF), regional Poços e membro titular integrante da Comissão de Representação do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência – Caminho para a Cidadania. De acordo com Dedão, a prioridade é a criação da comissão permanente na ALMG, mas existem outras reivindicações. “É muito importante para todos os profissionais de Educação Física no Estado, seria um marco na história da Educação Física e do Desporto e, consequentemente, todos os mineiros serão beneficiados”.
O próximo encontro da Comissão de Representação está marcado para o dia 18 de março na Escola do Legislativo em Belo Horizonte.
Outras propostas do documento final são a garantia de que a Educação Física como componente curricular obrigatório no mínimo de três aulas semanais em todas as séries ou anos do ciclo da educação básica (infantil, ensino fundamental e médio) das escolas públicas e privadas integrantes dos sistemas estadual e municipais de educação, a criação de um sistema mineiro do esporte e de um fundo estadual voltado para a área, a implementação de um calendário permanente de competições esportivas para alunos das redes pública e privada de ensino e a substituição de professores e profissionais de educação física inabilitados ou em desvio de função.

Nenhum comentário: