Representantes de entidades da área esportiva no Estado pediram, no último dia 25 de fevereiro, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a criação de uma comissão permanente de educação física, esporte e lazer na Casa. A reivindicação foi feita em reunião no Salão Nobre, na qual o presidente recebeu a Comissão de Representação do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania. Ela é formada por 15 integrantes que representam 32 entidades que participaram do evento e é responsável por organizar o documento final do seminário e acompanhar o encaminhamento das propostas nele contidas.
Alberto Pinto Coelho afirmou que vai encaminhar a reivindicação apresentada à comissão extraordinária que estuda mudanças no Regimento Interno da ALMG.
Seminário - A etapa final do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência ocorreu entre 25 e 27 de novembro de 2009, na Assembleia Legislativa, após quatro reuniões no interior (Poços de Caldas, Juiz de Fora, Montes Claros e Patos de Minas). O documento final tem 51 propostas ordenadas por prioridades pela comissão de representação no dia 28 de janeiro deste ano.
Representação - Poços de Caldas e região está sendo representada pelo professor Deusdedit Assis Filho, o Dedão, presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF), regional Poços e membro titular integrante da Comissão de Representação do Seminário Legislativo Esporte Infância e Adolescência – Caminho para a Cidadania. De acordo com Dedão, a prioridade é a criação da comissão permanente na ALMG, mas existem outras reivindicações. “É muito importante para todos os profissionais de Educação Física no Estado, seria um marco na história da Educação Física e do Desporto e, consequentemente, todos os mineiros serão beneficiados”.
O próximo encontro da Comissão de Representação está marcado para o dia 18 de março na Escola do Legislativo em Belo Horizonte.
Outras propostas do documento final são a garantia de que a Educação Física como componente curricular obrigatório no mínimo de três aulas semanais em todas as séries ou anos do ciclo da educação básica (infantil, ensino fundamental e médio) das escolas públicas e privadas integrantes dos sistemas estadual e municipais de educação, a criação de um sistema mineiro do esporte e de um fundo estadual voltado para a área, a implementação de um calendário permanente de competições esportivas para alunos das redes pública e privada de ensino e a substituição de professores e profissionais de educação física inabilitados ou em desvio de função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário